Nietzsche e a revista Mind: o filósofo da vida ante os novos rumos da filosofia acadêmica

v. 6, n. 1 (2015) • Estudos Nietzsche

Autor: Eduardo Nasser

Resumo:

Em 1877, Nietzsche aponta a revista Mind – uma revista acadêmica de filosofia lançada em 1876 por Alexander Bain e George Croom Robertson –como a melhor revista de filosofia. Apesar de dirigir virulentas críticas à academia, ao que tudo indica Nietzsche se beneficiou intelectualmente desse periódico quando passou a enxergar a psicologia enquanto veículo de escrutínio do homem, seu principal objeto de interesse na época em que redige Humano, demasiado humano. A hipótese que trago nesse artigo é que, para Nietzsche, as grandes virtudes desse periódico são metodológicas; ao colocar em debate o problema da cientificidade da psicologia, acenando para um possível compatibilismo entre psicologia e fisiologia, o conteúdo presente na Mind pode ter fornecido a Nietzsche embasamento metodológico para um conhecimento mais seguro, científico, do homem.

Abstract:

In 1877, Nietzsche indicates the Mind Journal – a philosophy academic journal released in 1876 by Alexander Bain and George Croom Robertson – as the best journal in philosophy. Even though he made virulent criticisms to the academy, it seems Nietzsche benefited intellectually from this journal, when he began to perceive psychology as a vehicle to scrutinize man, his main object of interest when writing Human, all too Human. The hypothesis I bring forward in this article is that, for Nietzsche, the great virtues of this journal are methodological; when discussing the problem of scientificity in psychology, pointing to a possible compatibility between psychology and physiology, the content brought forth by the Mind journal could have given Nietzsche a methodological foundation for a more secure, scientific knowledge of man.

Texto Completo: http://periodicos.ufes.br/estudosnietzsche/article/view/11895

Palavras-Chave: Filosofia prática, Psicologia, Fisiologia,Mét

Estudos Nietzsche

A revista Estudos Nietzsche é uma publicação semestral do Grupo de Trabalho Nietzsche (GT-Nietzsche) da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF) em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Sua proposta, alinhada à ideia que levou à criação do GT-Nietzsche, é incentivar a investigação e o debate sobre a contribuição do pensamento de Nietzsche, bem como a sua articulação com questões da atualidade. Para tanto, leva a público artigos sobre o pensamento do filósofo alemão, traduções de textos inéditos, bem como apresentações (resenhas) de obras recentes relevantes sobre Nietzsche, constituindo-se num ambiente de debate para pesquisadores especialistas da filosofia nietzschiana e numa fonte privilegiada para estudiosos interessados no pensamento do filósofo alemão. Os textos publicados seguem o exigido rigor filosófico e metodológico no que diz respeito ao tratamento dos escritos do filósofo alemão, observando aspectos como a inserção em determinados debates já estabelecidos, o atual estágio das pesquisas sobre o tema trabalhado, a periodicidade dos textos empregados do filósofo, bem como o uso de material fidedigno e já submetido à crítica, no que diz respeito às fontes, fragmentos póstumos, cartas, etc.