O componente pragmatista do perspectivismo nietzschiano

v. 7, n. 2 (2016) • Estudos Nietzsche

Autor: Pietro Gori

Resumo:

No período da sua maturidade filosófica, Nietzsche concentra-se no problema do “valor da verdade”, que em seu entender possui particular relevância e centralidade para a cultura ocidental e a sua antropologia. Este problema surge de uma reflexão influenciada pelos desenvolvimentos do pensamento científico, e encontra-se, portanto, em linha com outras estratégias que, na mesma época, confrontam a problemática relativista resultante da epistemologia moderna, como o pragmatismo de William James. O presente artigo propõe-se demonstrar, em particular, que é possível identificar uma componente pragmatista na base da reflexão de Nietzsche acerca da questão da verdade. Como se mostrará, o pensamento perspectivista de Nietzsche partilha com o pragmatismo clássico alguns elementos significativos decorrentes do contexto cultural do qual são filhas estas duas posições até às consequências mais gerais que derivam do seu impacto na cultura europeia.

Abstract:

During his late period, Nietzsche focused on the problem of the “value of truth”, since according to him it plays an important role on Western culture and its anthropology. That reflection had been influenced by some outcomes of the late-nineteenth century scientific research, and can be therefore compared with other strategies that, during those years, faced the relativism implied in modern epistemology, e.g. William James’s Pragmatism. This paper aims to explore the pragmatic feature of Nietzsche’s investigation on truth. As will be shown, Nietzsche’s perspectival thought can indeed be compared with classic Pragmatism on several aspects, e.g. the cultural context out of which both these philosophical position arised, and the broad consequences of their impact on European culture.

Texto Completo: http://periodicos.ufes.br/estudosnietzsche/article/view/15930

Estudos Nietzsche

A revista Estudos Nietzsche é uma publicação semestral do Grupo de Trabalho Nietzsche (GT-Nietzsche) da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF) em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Sua proposta, alinhada à ideia que levou à criação do GT-Nietzsche, é incentivar a investigação e o debate sobre a contribuição do pensamento de Nietzsche, bem como a sua articulação com questões da atualidade. Para tanto, leva a público artigos sobre o pensamento do filósofo alemão, traduções de textos inéditos, bem como apresentações (resenhas) de obras recentes relevantes sobre Nietzsche, constituindo-se num ambiente de debate para pesquisadores especialistas da filosofia nietzschiana e numa fonte privilegiada para estudiosos interessados no pensamento do filósofo alemão. Os textos publicados seguem o exigido rigor filosófico e metodológico no que diz respeito ao tratamento dos escritos do filósofo alemão, observando aspectos como a inserção em determinados debates já estabelecidos, o atual estágio das pesquisas sobre o tema trabalhado, a periodicidade dos textos empregados do filósofo, bem como o uso de material fidedigno e já submetido à crítica, no que diz respeito às fontes, fragmentos póstumos, cartas, etc.