GIORDANO BRUNO DIANTE DO ESPELHO

V. 17 N. 1 Inverno de 2020 • Kalagatos - Philosophical Journal

Autor: Ideusa Celestino Lopes

Resumo:

Giordano Bruno (1548 – 1600) é um pensador que usa o recurso autobiográfico em várias obras, especialmente nos textos publicados em italiano entre os anos de 1584 a 1586. O recurso ao gênero autobiográfico ou do autorretrato está presente na obra de váriosintelectuais entre o período Renascentista e a Modernidade. Neste artigo investigamos o uso dessa técnica na obra A ceia de Cinzas publicada em 1584. Neste texto Bruno é o personagem principal, mas ele participa da trama de modo indireto, ou seja, as ações e acontecimentos nos quais está envolvido são narrados por um dos personagens, Teófilo, o seu porta-voz. No início dos diálogos, Teófilo ao ser indagado sobre quem é Bruno, responde que é alguém “tão próximo de mim quanto eu mesmo” (BRUNO, 2012, p. 27). Ao longo do texto apresenta várias imagens de si mesmo: escolhido pelos deuses, destemido, humilde. Nossa investigação teve como ponto de partida indagar sobre quanto de verdade essas autodescrições continham, se correspondiam à verdade ou se eram apenas um recurso literário em Bruno. Identificamos que apesar de vários fatos relatados apresentados sobre a sua trajetória pessoal serem verdadeiros, Bruno não utiliza a autobiografia para expor a sua história de vida num primeiro plano, mas para apresentar a sua filosofia, num debate constante com a tradição filosófica em particular a aristotélica. A auto representação não é uma construção uniforme, que ao longo dos textos, Bruno se apresenta e se deixa conhecer, mas é possível identificar uma pluralidade de representações, talvez porque a intenção de Bruno não seja apresentar-se como indivíduo, mas como filósofo que tem uma missão a ser realizada, que não passa necessariamente pela relação entre existência, obra e escrita.

Abstract:

Giordano Bruno (1548 - 1600) is a philosopher who uses the autobiographical technique in several works, especially in Italian texts published between the years 1584 and 1586. The use of the autobiographical genre or self-portrait is present in the work of numerous intellectuals of the Renaissance period to Modern age. This paper investigates the use of this technique in The Ash Wednesday Supper published in 1584. In this text, Bruno is the main character, but he participates in the plot indirectly, that is, the actions and events in which he is involved are narrated by another character, Teófilo, his spokesperson. At the beginning of the dialogues, Teófilo when asked about who Bruno is, replies that he is someone “as close to me as I am” (Bruno, 2012, p. 27). Throughout the text he presents several images of himself: chosen by the gods, fearless, humble. Our investigation inquires how much truth these self-descriptions contain, whether they actually corresponded to the facts or whether they were used as merely a literary resource in Bruno. We found that although several facts reported about his personal trajectory are true, Bruno does not use his autobiography to expose his life story in the foreground, but to present his philosophy, in a constant debate with the philosophical tradition, in particular the Aristotelian one. Self-representation is not a uniform construction, Bruno presents and lets himself be known throughout the texts, but it is possible to identify a plurality of representations, perhaps because Bruno's intention is not to present himself as an individual, but as a philosopher who has a mission to be accomplished, which does not necessarily involve the relationship between his existence, work and writing.

ISSN: 1984-9206

Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/6364

Palavras-Chave: Autorretrato, Imagem, Memória

Kalagatos - Philosophical Journal

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