A METAFÍSICA DA FELICIDADE EM NOCES DE CAMUS

V. 17 N. 1 Inverno de 2020 • Kalagatos - Philosophical Journal

Autor: Alessandro Pimenta

Resumo:

Este artigo aborda a metafísica da unidade em Noces. Mostra que é um conceito fundamental para se compreender o afirmativismo camusiano, bem como o desenvolvimento filosófico do absurdo e a revolva. Por fim, a metafísica da felicidade é uma fonte importante para a argumentação contra a pena capital, objeto de análise de Koestler e Camus, já na maturidade de seu pensamento e que permanece atual em época sombria.

Abstract:

Cet article aborde la métaphysique de l'unité dans Noces. Il montre qu'il s'agit d'un concept fondamental pour comprendre l'affirmivisme camusien, ainsi que le développement philosophique de l'absurde et de la révolution. Enfin, la métaphysique du bonheur est une source importante pour l'argumentation contre la peine capitale, objet d'analyse par Koestler et Camus, déjà dans la maturité de leur pensée et qui reste d'actualité à l'âge des ténèbres.

ISSN: 1984-9206

Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/6483

Palavras-Chave: Noces, afirmativismo, vida, absurdo, revolta

Kalagatos - Philosophical Journal

"kalagatos"

Kalagatos - Philosophical Journal - edited and maintained by the Master's Degree in Philosophy (CMAF) of the State University of Ceará (UECE), Brazil.e-ISSN: 1984-9206

A Kalagatos é uma revista científica, de conteúdo filosófico, editada e mantida pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia – CMAF – da Universidade Estadual do Ceará. O objetivo principal da Kalagatos é criar um canal de divulgação de pesquisas filosóficas de alto nível, assim como estabelecer um intercâmbio entre pesquisadores de diversas instituições do mundo.

A Kalagatos recebe artigos originais, frutos de pesquisa filosófica, resenhas de livros publicados até dois anos anteriores à data de submissão e traduções de textos, com autorização escrita do autor ou do editor responsável.

Todas as submissões são gratuítas, não gerando nenhum custo ao autor.

O público principal da Kalagatos é de pesquisadores em Filosofia Geral. A política de acesso livro, no entanto, amplia o público para estudantes de diversas áreas interessados e curiosos.

A partir de 2017, a Kalagatos passa a ser publicada quadrimestralmente, nos meses de janeiro, maio e setembro, referentes, respectivamente, aos números de janeiro-abril, maio-agosto e setembro-dezembro. Assim, a periodicidade da Kalagatos é registrada da seguinte forma: a) cada volume corresponde a um ano de periodicidade ininterrupta. Cada Número corresponde, ordinalmente, à sequência de edições publicadas naquele ano.