O SUJEITO NEOLIBERAL E A EDUCAÇÃO COMO CAPITAL HUMANO

V. 16 N. 2 Verão de 2019 • Kalagatos - Philosophical Journal

Autor: Cristiane Marinho

Resumo:

Este artigo trata dos processos de subjetivação do sujeito neoliberal e da abordagem sobre um dos principais investimentos do capital humano, a educação formal e informal, mostrando a sua importância para os processos de subjetivação do cidadão empresa de si mesmo. Aqui nos servimos das reflexões de Dardot e Laval nesses aspectos relativos à educação no neoliberalismo contemporâneo. Apesar de Foucault não ter se aprofundado nesses aspectos, os dois pensadores, autores do livro A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal, aprofundaram diversas facetas contemporâneas do neoliberalismo relativas à educação a partir das análises foucaultianas presentes no Nascimento da biopolítica.

Abstract:

This article deals with the subjectivation's processes of the neoliberal subject and the approach to one of the main investments of human capital: formal and informal education; showing its importance for the subjectivation's processes of the corporate citizen of himself. Here we bring Dardot and Laval's reflections on these aspects of education in contemporary neoliberalism. Although Foucault did not delve into these aspects, the two thinkers, authors of the book The New Reason for the World: An Essay on Neoliberal Society, deepened several contemporary facets of neoliberalism related to education based on Foucault's analyzes present in the Birth of Biopolitics.

ISSN: 1984-9206

Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/6587

Palavras-Chave: Educação neoliberal; Capital Humano; Foucault; Dardot; Laval.

Kalagatos - Philosophical Journal

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