SOBRE A EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DE LIBERDADE: LIÇÕES E DIÁLOGOS ENTRE PAULO FREIRE E BELL HOOKS

V. 16 N. 2 Verão de 2019 • Kalagatos - Philosophical Journal

Autor: Maria Helena Silva Soares; Roberta Liana Damasceno Costa

Resumo:

Pensar a Educação como prática de liberdade motiva a escrita deste texto. Articula-se a proposta de uma pedagogia libertadora através das aproximações dos escritos, práticas e vivências dos educadores Paulo Freire e bell hooks como um campo de conhecimento e possibilidade para a práxis docente. As contribuições teóricas de Freire e hooks nos permitem pensar a educação em uma perspectiva de classe, raça e gênero no sentido de uma tomada de consciência e, ao mesmo tempo, construção de subjetividade e linguagem de uma diversidade antes desconsiderada pela economia de saberes. Consideramos que a ação pedagógica é também política e ao nos apropriamos do diálogo tecido entre Paulo Freire e bell hooks no intuito de resgatar em nós, educadores, o compromisso de confrontar nossas práticas pedagógicas, travamos uma luta de fundamental importância que é o distanciar do campo educacional da ideologia neoliberal.

Abstract:

Thinking Education as a practice of freedom motivates the writing of this text. The proposal of a liberating pedagogy is articulated through the approximations of the writings, practices and experiences of educators Paulo Freire and bell hooks as a field of knowledge and possibility for the teaching praxis. The theoretical contributions of Freire and hooks allow us to think about education from a perspective of class, race and gender in the sense of awareness and, at the same time, construction of subjectivity and language of a diversity previously disregarded by the knowledge economy. We consider that the pedagogical action is also political and by appropriating the dialogue woven between Paulo Freire and bell hooks in order to rescue in us, educators, the commitment to confront our pedagogical practices, we waged a struggle of fundamental importance which is to distance ourselves from the field education of neoliberal ideology.

ISSN: 1984-9206

Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/6592

Palavras-Chave: Liberdade. Paulo Freire. Bell hooks. Ideologia neoliberal

Kalagatos - Philosophical Journal

"kalagatos"

Kalagatos - Philosophical Journal - edited and maintained by the Master's Degree in Philosophy (CMAF) of the State University of Ceará (UECE), Brazil.e-ISSN: 1984-9206

A Kalagatos é uma revista científica, de conteúdo filosófico, editada e mantida pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia – CMAF – da Universidade Estadual do Ceará. O objetivo principal da Kalagatos é criar um canal de divulgação de pesquisas filosóficas de alto nível, assim como estabelecer um intercâmbio entre pesquisadores de diversas instituições do mundo.

A Kalagatos recebe artigos originais, frutos de pesquisa filosófica, resenhas de livros publicados até dois anos anteriores à data de submissão e traduções de textos, com autorização escrita do autor ou do editor responsável.

Todas as submissões são gratuítas, não gerando nenhum custo ao autor.

O público principal da Kalagatos é de pesquisadores em Filosofia Geral. A política de acesso livro, no entanto, amplia o público para estudantes de diversas áreas interessados e curiosos.

A partir de 2017, a Kalagatos passa a ser publicada quadrimestralmente, nos meses de janeiro, maio e setembro, referentes, respectivamente, aos números de janeiro-abril, maio-agosto e setembro-dezembro. Assim, a periodicidade da Kalagatos é registrada da seguinte forma: a) cada volume corresponde a um ano de periodicidade ininterrupta. Cada Número corresponde, ordinalmente, à sequência de edições publicadas naquele ano.