A NIETZSCHE E SUAS REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO DE ADULTOS

V. 16 N. 1 Inverno de 2019 • Kalagatos - Philosophical Journal

Autor: MILTON LUIZ TORRES

Resumo:

Em algumas de suas obras, Nietzsche expõe suas preocupações com a educação de adultos (andragogia). Essas preocupações reaparecem em Assim falou Zaratustra, obra na qual propõe três metamorfoses em direção àquilo que poderá se tornar, mais tarde, a sua versão do “ser superior”. Essas transformações consecutivas atribuiriam ao ser humano as características do camelo, do leão e da criança. Este artigo revisita as três metamorfoses de Nietzsche, faz uma breve reflexão sobre o tema e aponta algumas possíveis interpretações para essas transformações. No final, o artigo aponta para as quatro principais lições que aprendemos de Nietzsche sobre a andragogia.

Abstract:

In some of his works, Nietzsche reveals his preoccupations with adult education (andragogy). These concerns resurface in Thus spoke Zarathustra, a work in which the philosopher proposes three metamorphoses towards that which will eventually become his version of the “superior being”. These consecutive transformations would ascribe to the human being the characteristics that belong to the camel, the lion, and the child. This article revisits Nietzsche’s three metamorphoses and, through a brief reflection on the theme, posits some interpretations for these transformations. In the end, the article discusses four main lessons that we may learn from Nietzsche concerning andragogy.

ISSN: 1984-9206

Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/6315

Palavras-Chave: Nietzsche; Andragogia; Metamorfose.

Kalagatos - Philosophical Journal

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Kalagatos - Philosophical Journal - edited and maintained by the Master's Degree in Philosophy (CMAF) of the State University of Ceará (UECE), Brazil.e-ISSN: 1984-9206

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