PROFANAR A CIDADE: SOBRE ALTERNATIVAS DE RESISTÊNCIA BIOPOLÍTICA URBANA

V. 15 N. 3 Setembro-Dezembro de 2018 • Kalagatos - Philosophical Journal

Autor: Francisco Amsterdan Duarte da Silva

Resumo:

Queremos propor aqui uma compreensão biopolítica da cidade e das resistências urbanas. A partir do conceito de profanação, do filósofo italiano Giorgio Agamben, pretendemos também criar uma articulação entre biopolítica e intervenção urbana que nos permitavislumbrar, ao mesmo tempo, os desafios e as alternativas para a produção de uma experiência comum, plural, aberta e criativa das cidades contemporâneas.

Abstract:

We want to propose here a biopolitical comprehension of both the city and urban resistances. Using the Italian philosopher Giorgio Agamben’s concept of profanation, we also intend to articulate biopolitics and urban intervention so that we may be able to consider the challenges andthe alternatives for the production of a common, plural, open and creative experience of contemporary cities.

ISSN: 1984-9206

Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/6320

Palavras-Chave: Profanação. Biopolítica. Resistência Urbana.

Kalagatos - Philosophical Journal

"kalagatos"

Kalagatos - Philosophical Journal - edited and maintained by the Master's Degree in Philosophy (CMAF) of the State University of Ceará (UECE), Brazil.e-ISSN: 1984-9206

A Kalagatos é uma revista científica, de conteúdo filosófico, editada e mantida pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia – CMAF – da Universidade Estadual do Ceará. O objetivo principal da Kalagatos é criar um canal de divulgação de pesquisas filosóficas de alto nível, assim como estabelecer um intercâmbio entre pesquisadores de diversas instituições do mundo.

A Kalagatos recebe artigos originais, frutos de pesquisa filosófica, resenhas de livros publicados até dois anos anteriores à data de submissão e traduções de textos, com autorização escrita do autor ou do editor responsável.

Todas as submissões são gratuítas, não gerando nenhum custo ao autor.

O público principal da Kalagatos é de pesquisadores em Filosofia Geral. A política de acesso livro, no entanto, amplia o público para estudantes de diversas áreas interessados e curiosos.

A partir de 2017, a Kalagatos passa a ser publicada quadrimestralmente, nos meses de janeiro, maio e setembro, referentes, respectivamente, aos números de janeiro-abril, maio-agosto e setembro-dezembro. Assim, a periodicidade da Kalagatos é registrada da seguinte forma: a) cada volume corresponde a um ano de periodicidade ininterrupta. Cada Número corresponde, ordinalmente, à sequência de edições publicadas naquele ano.