JOHN STUART MILL?S REPUBLICAN FEMINISM

V. 15 N. 2 Maio-Agosto de 2018 • Kalagatos - Philosophical Journal

Autor: Gustavo Hessmann Dalaqua

Resumo:

Este artigo sustenta que o compromisso com a igualdade de gênero e a percepção aguda da subordinação das mulheres ao patriarcado levaram John Stuart Mill a elaborar uma concepção de liberdade tributária do republicanismo. Para substanciar a tese de queo conceito de liberdade exposto em A sujeição das mulheres trilharia uma via comum entre feminismo e republicanismo, destacam-se quatro semelhanças entre a teoria política de Mill e a liberdade republicana, dentre as quais constam (i) a identificação da liberdade com a ausência de sujeição arbitrária e (ii) a ideia de que a liberdade só pode ser exercitada entre iguais.

Abstract:

This paper arguesthat John Stuart Mill’s commitment to gender equality and acute understanding of women’s subordination to male power led him to develop a conception of freedomthat evokes republicanism.In order to substantiate the thesis that the concept of freedom put forth in The Subjection of Womensteers a middle course between feminism and republicanism, four similarities between Mill’s political theory and republican freedom arehighlighted, among which are (i) the identification of freedom with the absence of arbitrary subjection and (ii) the idea that liberty can be exercised only among equals.

ISSN: 1984-9206

Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/6307

Palavras-Chave: John Stuart Mill.Feminismo.Republicanismo.Liberdade.Igualdade.

Kalagatos - Philosophical Journal

"kalagatos"

Kalagatos - Philosophical Journal - edited and maintained by the Master's Degree in Philosophy (CMAF) of the State University of Ceará (UECE), Brazil.e-ISSN: 1984-9206

A Kalagatos é uma revista científica, de conteúdo filosófico, editada e mantida pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia – CMAF – da Universidade Estadual do Ceará. O objetivo principal da Kalagatos é criar um canal de divulgação de pesquisas filosóficas de alto nível, assim como estabelecer um intercâmbio entre pesquisadores de diversas instituições do mundo.

A Kalagatos recebe artigos originais, frutos de pesquisa filosófica, resenhas de livros publicados até dois anos anteriores à data de submissão e traduções de textos, com autorização escrita do autor ou do editor responsável.

Todas as submissões são gratuítas, não gerando nenhum custo ao autor.

O público principal da Kalagatos é de pesquisadores em Filosofia Geral. A política de acesso livro, no entanto, amplia o público para estudantes de diversas áreas interessados e curiosos.

A partir de 2017, a Kalagatos passa a ser publicada quadrimestralmente, nos meses de janeiro, maio e setembro, referentes, respectivamente, aos números de janeiro-abril, maio-agosto e setembro-dezembro. Assim, a periodicidade da Kalagatos é registrada da seguinte forma: a) cada volume corresponde a um ano de periodicidade ininterrupta. Cada Número corresponde, ordinalmente, à sequência de edições publicadas naquele ano.