APRESENTAÇÃO

V. 14 N. 2 Maio-Agosto de 2017 • Kalagatos - Philosophical Journal

Autor: ESTENIO ERICSON BOTELHO DE AZEVEDO

Resumo:

A Revista Kalagatos, nesta edição, publica o seu 14º volume, número 2 de 2017, tendo a grata satisfação de apresentar aqui um Dossiê sobre Biopolítica com 16 artigos que expõem reflexões por meio do diálogo com autores como Michel Foucault, Hannah Arendt, Giorgio Agamben, dentre outros. São estes, artigos inéditos de intelectuais vinculados a diversas universidades no Brasil (UNIR, UFPI, UFC, URCA, UFRN, UFBA, UFRJ, UFPR, PUCPR, UNICENTRO, UNICURITIBA, PUCRS, UNISINOS, UPF e UCS) e de outros países (Universidade Nova de Lisboa, Portugal; Universidad de Guanajuato, México; Universidad de Barcelona, Estanha). Apesar do fluxo contínuo da recepção de nossos artigos, temos inaugurado desde o ano 2016 o lançamento de edições temáticas compondo dossiês resultantes ou não de eventos científicos. A boa aceitação deste tema em específico, biopolítica, já se apresenta no fato de termos recebido um amplo número de propostas, das quais foram selecionadas as que se encontram nesta edição.

ISSN: 1984-9206

Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/6260

Kalagatos - Philosophical Journal

"kalagatos"

Kalagatos - Philosophical Journal - edited and maintained by the Master's Degree in Philosophy (CMAF) of the State University of Ceará (UECE), Brazil.e-ISSN: 1984-9206

A Kalagatos é uma revista científica, de conteúdo filosófico, editada e mantida pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia – CMAF – da Universidade Estadual do Ceará. O objetivo principal da Kalagatos é criar um canal de divulgação de pesquisas filosóficas de alto nível, assim como estabelecer um intercâmbio entre pesquisadores de diversas instituições do mundo.

A Kalagatos recebe artigos originais, frutos de pesquisa filosófica, resenhas de livros publicados até dois anos anteriores à data de submissão e traduções de textos, com autorização escrita do autor ou do editor responsável.

Todas as submissões são gratuítas, não gerando nenhum custo ao autor.

O público principal da Kalagatos é de pesquisadores em Filosofia Geral. A política de acesso livro, no entanto, amplia o público para estudantes de diversas áreas interessados e curiosos.

A partir de 2017, a Kalagatos passa a ser publicada quadrimestralmente, nos meses de janeiro, maio e setembro, referentes, respectivamente, aos números de janeiro-abril, maio-agosto e setembro-dezembro. Assim, a periodicidade da Kalagatos é registrada da seguinte forma: a) cada volume corresponde a um ano de periodicidade ininterrupta. Cada Número corresponde, ordinalmente, à sequência de edições publicadas naquele ano.