MANTER A ABERTURA DO CAMPO DOS POSSÍVEIS: BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE A TESE DE MICHEL FOUCAULT DE QUE O PODER ESTÁ EM TODO O LADO

V. 14 N. 2 Maio-Agosto de 2017 • Kalagatos - Philosophical Journal

Autor: Luís Manuel Aires Ventura Bernardo

Resumo:

Retoma-se a tese de Michel Foucault de que o poder está em todo o lado, reconstituindo um quadro concetual que a especifica e per-mite retirar algumas consequências funda-mentais sobre a correlação entre liberdade e poder. Da imagem grosseira duma filosofia da saturação do poder na contemporanei-dade, passa-se, progressivamente à ideia duma filosofia da liberdade, que se afirma na própria consideração dum tal cúmulo, valori-zando o exercício infindável de abertura de possibilidades. Propõe-se, por fim, a noção de uma coragem do(s) sentido(s) como ati-tude adequada para lidar com o campo dos possíveis num tempo crítico, como vem a ser o nosso.

Abstract:

We return to Michel Foucault’s thesis that power is everywhere, reconstituting a con-ceptual framework that specifies it and allows us to draw some fundamental conse-quences on the correlation between freedom and power. From the crude image of a philo-sophy of the saturation of power in contem-poraneity, we gradually move to the idea of a philosophy of freedom, which affirms itself in the consideration of such an accumulation, valuing the endless exercise of opening pos-sibilities. Finally, we propose the notion of a courage of the meaning (s) as an adequate attitude to deal with the field of the possible in a critical time, as it is ours.

ISSN: 1984-9206

Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/6261

Palavras-Chave: Michel Foucault; Poder; Liberdade; Sentido; Possibilidades

Kalagatos - Philosophical Journal

"kalagatos"

Kalagatos - Philosophical Journal - edited and maintained by the Master's Degree in Philosophy (CMAF) of the State University of Ceará (UECE), Brazil.e-ISSN: 1984-9206

A Kalagatos é uma revista científica, de conteúdo filosófico, editada e mantida pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia – CMAF – da Universidade Estadual do Ceará. O objetivo principal da Kalagatos é criar um canal de divulgação de pesquisas filosóficas de alto nível, assim como estabelecer um intercâmbio entre pesquisadores de diversas instituições do mundo.

A Kalagatos recebe artigos originais, frutos de pesquisa filosófica, resenhas de livros publicados até dois anos anteriores à data de submissão e traduções de textos, com autorização escrita do autor ou do editor responsável.

Todas as submissões são gratuítas, não gerando nenhum custo ao autor.

O público principal da Kalagatos é de pesquisadores em Filosofia Geral. A política de acesso livro, no entanto, amplia o público para estudantes de diversas áreas interessados e curiosos.

A partir de 2017, a Kalagatos passa a ser publicada quadrimestralmente, nos meses de janeiro, maio e setembro, referentes, respectivamente, aos números de janeiro-abril, maio-agosto e setembro-dezembro. Assim, a periodicidade da Kalagatos é registrada da seguinte forma: a) cada volume corresponde a um ano de periodicidade ininterrupta. Cada Número corresponde, ordinalmente, à sequência de edições publicadas naquele ano.