UMA ARQUEOLOGIA DO MERCADO: FOUCAULT E O NEOLIBERALISMO COMO DISPOSITIVO BIOPOLÍTICO

V. 14 N. 2 Maio-Agosto de 2017 • Kalagatos - Philosophical Journal

Autor: Fernando Sepe Gimbo

Resumo:

Trata-se de mostrar como a análise que Foucault propõe sobre o neoliberalismo, em O nascimento da biopolítica, pode ser com-preendida como uma arqueologia do merca-do. Para tanto, o artigo é dividido em três partes: 1) primeiramente, relacionar a ques-tão sobre o neoliberalismo dentro do proble-ma maior de uma ontologia do presente; 2) acompanhar a leitura que Foucault propõe em o Nascimento da biopolítica, mediado pelas elucidações propostas por Dardot e Laval (2016), focando nas linhas de conti-nuidades e descontinuidades do neolibera-lismo com a tradição liberal clássica a partir da transformação das práticas de mercado; 3) propor como conclusão a hipótese do ca-pitalismo como “totalidade aberta” e a ne-cessidade de retomar o caráter negativo da crítica foucaultiana.

Abstract:

This paper recovers Foucault’s analisys of neoliberalism in the key of a critical ontology of the present. Therefore, the article is divi-ded in three parts : 1) replace the problem of capitalism and its political rationality as the question of a ontology of the presente; 2) ex-pose the reading that Foucault proposes in the “Birth of biopolitic” focusing on the lines of continuities and discontinuities of neolibe-ralism with the liberal tradition; 3 ) propose as conclusion the hypothesis of capitalism as a “open totality “ and the necessary retake of the negative character of Foucauldian cri-ticism.

ISSN: 1984-9206

Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/6270

Palavras-Chave: Foucault, Neoliberalismo, Biopolítica, Crítica, Negação

Kalagatos - Philosophical Journal

"kalagatos"

Kalagatos - Philosophical Journal - edited and maintained by the Master's Degree in Philosophy (CMAF) of the State University of Ceará (UECE), Brazil.e-ISSN: 1984-9206

A Kalagatos é uma revista científica, de conteúdo filosófico, editada e mantida pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia – CMAF – da Universidade Estadual do Ceará. O objetivo principal da Kalagatos é criar um canal de divulgação de pesquisas filosóficas de alto nível, assim como estabelecer um intercâmbio entre pesquisadores de diversas instituições do mundo.

A Kalagatos recebe artigos originais, frutos de pesquisa filosófica, resenhas de livros publicados até dois anos anteriores à data de submissão e traduções de textos, com autorização escrita do autor ou do editor responsável.

Todas as submissões são gratuítas, não gerando nenhum custo ao autor.

O público principal da Kalagatos é de pesquisadores em Filosofia Geral. A política de acesso livro, no entanto, amplia o público para estudantes de diversas áreas interessados e curiosos.

A partir de 2017, a Kalagatos passa a ser publicada quadrimestralmente, nos meses de janeiro, maio e setembro, referentes, respectivamente, aos números de janeiro-abril, maio-agosto e setembro-dezembro. Assim, a periodicidade da Kalagatos é registrada da seguinte forma: a) cada volume corresponde a um ano de periodicidade ininterrupta. Cada Número corresponde, ordinalmente, à sequência de edições publicadas naquele ano.