O INVESTIMENTO BIOPOLÍTICO DA INFÂNCIA POR MEIO DO DISPOSITIVO DE INFANTILIDADE, SEGUNDO CORAZZA: CONEXÕES COM O PENSAMENTO FOUCAULTIANO

V. 14 N. 2 Maio-Agosto de 2017 • Kalagatos - Philosophical Journal

Autor: Eduardo Alexandre Santos de Oliveira; Ester Maria Dreher Heuser

Resumo:

Ao reconstruir a história da infância, so-bretudo, num âmbito foucaultiano, Sandra Corazza em sua tese intitulada História da infantilidade: a-vida-a-morte e mais-valia de uma infância sem fim cria um dispositi-vo que infantiliza, o qual intitula dispositivo de infantilidade. Esse dispositivo investe as crianças, no Ocidente, por meio de um con-ceito de infância que as considera fracas, perigosas e que por tal, devem ser adultiza-das corretamente: isso permite constituir os pequenos como um povo por vir (trata-se de um investimento biopolítico). Sendo assim, investiga-se a história desse dispositivo e o investimento que esse faz dos corpos infan-tis relacionando-o ao pensamento foucaul-tiano.

Abstract:

In reconstructing the history of infancy, espe-cially in a Foucaultian context, Sandra Cora-zza in your thesis História da infantilidade: a-vida-a-morte e mais-valia de uma infância sem fim creates a approach that infantilizes, which it calls a approach of infantility. This approach invests children in the West throu-gh a concept of childhood that considers them weak, dangerous and therefore must be properly adulalized: this allows to consti-tute the children as a people to come (it is a biopolitical investment). Thus, we investigate the history of this approach and the invest-ment that it makes of children’s bodies rela-ting it to Foucaultian philosophy.

ISSN: 1984-9206

Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/6273

Palavras-Chave: Dispositivo de infantilidade; Sandra Mara Corazza; Biopolítica; Michel Foucault; Infância

Kalagatos - Philosophical Journal

"kalagatos"

Kalagatos - Philosophical Journal - edited and maintained by the Master's Degree in Philosophy (CMAF) of the State University of Ceará (UECE), Brazil.e-ISSN: 1984-9206

A Kalagatos é uma revista científica, de conteúdo filosófico, editada e mantida pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia – CMAF – da Universidade Estadual do Ceará. O objetivo principal da Kalagatos é criar um canal de divulgação de pesquisas filosóficas de alto nível, assim como estabelecer um intercâmbio entre pesquisadores de diversas instituições do mundo.

A Kalagatos recebe artigos originais, frutos de pesquisa filosófica, resenhas de livros publicados até dois anos anteriores à data de submissão e traduções de textos, com autorização escrita do autor ou do editor responsável.

Todas as submissões são gratuítas, não gerando nenhum custo ao autor.

O público principal da Kalagatos é de pesquisadores em Filosofia Geral. A política de acesso livro, no entanto, amplia o público para estudantes de diversas áreas interessados e curiosos.

A partir de 2017, a Kalagatos passa a ser publicada quadrimestralmente, nos meses de janeiro, maio e setembro, referentes, respectivamente, aos números de janeiro-abril, maio-agosto e setembro-dezembro. Assim, a periodicidade da Kalagatos é registrada da seguinte forma: a) cada volume corresponde a um ano de periodicidade ininterrupta. Cada Número corresponde, ordinalmente, à sequência de edições publicadas naquele ano.