LA CRÍTICA EDUCACIONAL COMO RECHAZO A LA METAFÍSICA PEDAGÓGICA

V. 14 N. 2 Maio-Agosto de 2017 • Kalagatos - Philosophical Journal

Autor: Julio Groppa Aquino; Patricio Lepe-Carrión

Resumo:

Amparado en algunas formulaciones fou-caultianas, el presente artículo pretende ofrecer una plataforma analítica para la crítica educacional en la actualidad, sobre todo en lo referente a las ambigüedades del proyecto escolar democrático. Partiendo del presupuesto de que un fuerte acento meta-físico reviste las prácticas escolares, el texto propone una confrontación analítica con dos fuerzas predominantes a gobernar el pre-sente educacional: una de ellas tecnocráti-ca, y la otra doctrinaria; ambas obstinadas con la edificación de un futuro redentor. En seguida, se centra en la defensa del desen-tendimiento como principio de acción peda-gógica, tomado como indicador no sólo de un ethos, sino de un pathos educativo.

Abstract:

Supported by some foucauldian ideas, this article aims to provide an analytical platform for educational critique today, especially with regard to the ambiguities of the democratic school project. Assuming that a strong me-taphysical accent invests school practices, the text proposes an analytical confrontation with two prevalent forces ruling the educatio-nal present: one technocratic, another doc-trinal; both seeking for the edification of a redemptive future. Then it focuses on the de-fense of misunderstanding as a principle for pedagogical action, taken as index not only of an ethos, but of an educational pathos.

ISSN: 1984-9206

Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/6282

Palavras-Chave: Crítica educacional; Metafísica; Desentendimiento; Michel Foucault

Kalagatos - Philosophical Journal

"kalagatos"

Kalagatos - Philosophical Journal - edited and maintained by the Master's Degree in Philosophy (CMAF) of the State University of Ceará (UECE), Brazil.e-ISSN: 1984-9206

A Kalagatos é uma revista científica, de conteúdo filosófico, editada e mantida pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia – CMAF – da Universidade Estadual do Ceará. O objetivo principal da Kalagatos é criar um canal de divulgação de pesquisas filosóficas de alto nível, assim como estabelecer um intercâmbio entre pesquisadores de diversas instituições do mundo.

A Kalagatos recebe artigos originais, frutos de pesquisa filosófica, resenhas de livros publicados até dois anos anteriores à data de submissão e traduções de textos, com autorização escrita do autor ou do editor responsável.

Todas as submissões são gratuítas, não gerando nenhum custo ao autor.

O público principal da Kalagatos é de pesquisadores em Filosofia Geral. A política de acesso livro, no entanto, amplia o público para estudantes de diversas áreas interessados e curiosos.

A partir de 2017, a Kalagatos passa a ser publicada quadrimestralmente, nos meses de janeiro, maio e setembro, referentes, respectivamente, aos números de janeiro-abril, maio-agosto e setembro-dezembro. Assim, a periodicidade da Kalagatos é registrada da seguinte forma: a) cada volume corresponde a um ano de periodicidade ininterrupta. Cada Número corresponde, ordinalmente, à sequência de edições publicadas naquele ano.