SUBJETIVIDADE E ?AUTENTICIDADE? EM KIERKEGAARD E A SUA INFLUÊNCIA NA ONTOLOGIA DE HEIDEGGER

V. 14 N. 1 Janeiro-Abril de 2017 • Kalagatos - Philosophical Journal

Autor: Lauro Ericksen

Resumo:

Foca-se em fazer uma incursão nas influ-ências existencialistas de Martin Heideg-ger a partir da concepção de subjetivida-de como verdade de Søren Kierkegaard. Objetiva, em específico: delimitar a influ-ência da subjetividade em sua expres-são de autenticidade e demonstrar como a autenticidade em Heidegger foge dos parâmetros isolacionistas kierkegaardia-nos. Como resultados, há de se compre-ender que, diferentemente do que é co-mumente apontado, há grande influência da construção existencialista da subjeti-vidade Kierkegaard em Heidegger, o que finda por dar azo às questões de autenti-cidade, muito embora Heidegger se afas-te desse paradigma ao tratá-la segundo suas inclinações comunitárias.

Abstract:

The paper focuses on making an incur-sion into the existentialist influences of Heidegger from the conception of subjec-tivity as truth of Kierkegaard. Its objecti-ves to: define the influence of subjectivity in its expression of authenticity and show how authenticity in Heidegger avoids the kierkegaardian isolationist parameters. As a result, unlike as it is usually noted, there is a great influence of the existentia-list construction of subjectivity of Kierke-gaard in Heidegger philosophy; thus, it raises questions of authenticity and how to be with others, although Heidegger de-parts this Kierkegaard’s isolationist para-digm to treat it as a community.

ISSN: 1984-9206

Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/6245

Palavras-Chave: Existencialismo; Subjetividade; Autenticidade; Ontologia; Verdade

Kalagatos - Philosophical Journal

"kalagatos"

Kalagatos - Philosophical Journal - edited and maintained by the Master's Degree in Philosophy (CMAF) of the State University of Ceará (UECE), Brazil.e-ISSN: 1984-9206

A Kalagatos é uma revista científica, de conteúdo filosófico, editada e mantida pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia – CMAF – da Universidade Estadual do Ceará. O objetivo principal da Kalagatos é criar um canal de divulgação de pesquisas filosóficas de alto nível, assim como estabelecer um intercâmbio entre pesquisadores de diversas instituições do mundo.

A Kalagatos recebe artigos originais, frutos de pesquisa filosófica, resenhas de livros publicados até dois anos anteriores à data de submissão e traduções de textos, com autorização escrita do autor ou do editor responsável.

Todas as submissões são gratuítas, não gerando nenhum custo ao autor.

O público principal da Kalagatos é de pesquisadores em Filosofia Geral. A política de acesso livro, no entanto, amplia o público para estudantes de diversas áreas interessados e curiosos.

A partir de 2017, a Kalagatos passa a ser publicada quadrimestralmente, nos meses de janeiro, maio e setembro, referentes, respectivamente, aos números de janeiro-abril, maio-agosto e setembro-dezembro. Assim, a periodicidade da Kalagatos é registrada da seguinte forma: a) cada volume corresponde a um ano de periodicidade ininterrupta. Cada Número corresponde, ordinalmente, à sequência de edições publicadas naquele ano.