A EDUCAÇÃO PARA O CUIDADO DE SI: A PROPÓSITO DA LEITURA DE FOUCAULT DO DIÁLOGO I ALCIBÍADES, DE PLATÃO

V. 14 N. 1 Janeiro-Abril de 2017 • Kalagatos - Philosophical Journal

Autor: Francisco Vítor Macêdo Pereira

Resumo:

Em sua dita fase ética, que enuncia as práticas de si, a tomarem o sujeito como original tarefa de construção ética e esté-tica da própria vida, o filósofo francês Mi-chel Foucault (1926-1984) aborda, mais especificamente em seus seminários a pretexto da Hermenêutica do Sujeito (1982), uma distinção que rompe os limi-tes precisos entre disciplinas e saberes, estabelecidos com a conformação moral dos sujeitos desde a Modernidade. Den-tre estes seminários, no que se dá a pro-pósito da leitura do diálogo I Alcibíades, de Platão, o filósofo infere alguns precei-tos atinentes a uma vida filosófica como educação para o cuidado de si.

Abstract:

The French philosopher Michel Fou-cault (1926-1984), in his seminars on the pretext of a Hermeneutic of the Subject (1982), deals with the practice of the self, to take the subject as the original task of the ethical and aesthetic construction of life itself. He establishes a distinction that breaks the precise limits between disci-plines and knowledge, concerned to the moral conformation of the subjects since Modernity. Among these seminars, the one concerning his reading of Plato’s I Al-cibiades dialogue takes the philosopher to infer some precepts pertaining to a phi-losophical life as education for the care of the self.

ISSN: 1984-9206

Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/6249

Palavras-Chave: Cuidado de si; Educação; I Alcibíades

Kalagatos - Philosophical Journal

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