KANT E A DOCÊNCIA: O ENSINO DE FILOSOFIA EM VISTA DO CONCEITO DE FILOSOFIA COSMOPOLITA

V. 13 N. 26 Verão de 2016 • Kalagatos - Philosophical Journal

Autor: José Henrique Alexandre de Azevedo

Resumo:

Kant foi professor universitário por mais de 40 anos (desde 1756 a 1797) na Al-bertina Universidade de sua cidade natal, Königsberg. Como docente, esteve sujei-to por toda a sua vida a um sistema de ensino que, de fato, engessava o traba-lho do professor, uma vez que suas au-las eram obrigatoriamente ministradas a partir de manuais previamente estabeleci-dos pelo conselho educacional do império prussiano. Podemos observar, com isso, que o ensino universitário da Prússia no século XVIII era ainda fortemente deter-minado por seu conceito medieval de en-sino (escolástico). Desse modo, é sabido que Kant em suas lições universitárias sempre teve uma grande desconfiança quanto ao modo que se fazia Filosofia na academia de sua época, isto é, impregna-da de grande erudição, belos discursos, mas extremamente vazia de intervenção social ou mesmo de uma formação para a vida cotidiana. Assim, aqui trabalhare-mos com a ideia de que o próprio contex-to sócio-histórico-pedagógico a que Kant esteve sujeito contribuiu, sobremaneira, para a formulação do seu conceito de filo-sofia cosmopolita a partir de três passos: i- analisar o contexto sócio histórico du-rante seus anos de ensino universitário; ii- refletir acerca do modo como os seus anos de docência influíram na elaboração do seu conceito de Filosofia cosmopolita; iii- concluir, mostrando a filosofia como ati-vidade que é não apenas encontrada em livros, mas também em uma prática diária de vida.

Abstract:

Kant taught at Königsberg Albetine Uni-versity about 40 years (1756 to 1797). As a Professor, He was sunk in an education system, that disturbed the professor’s job, once his classes was, requiredly, admi-nistered since manuals previously esta-blished by Prussian pedagogical council. We can observe, that the Prussian univer-sitary teaching in XVIII century was, stro-gly, determinated, for his medieval edu-cation concept (scholastic). So, everyone knows that Kant, ins his universitary les-sons, had a great mistrust about the way that philosophy was made in his academic age, i.e., impregnated of erudition, beauty speechs, but, extremely empty of social intervention or a building for ordinary life. Thus, we will work here with the idea that the social-historial-pedagogical context of Kant’s teaching, contributed, excessively, to the formulation of his concept of cosmo-politan philosophy since three steps: i- to analyze the historic-social context in his universitary teaching years; ii- to reflect about how his teaching years influenced on the elaboration of his concept of cos-mopolitan philosophy, iii- showing how the philosophy is activity, that is not just found in books, but, mainly, in an ordinary prac-tice life.

ISSN: 1984-9206

Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/6191

Palavras-Chave: Ensino; Docência; Lições; Filosofia; Cosmopolita

Kalagatos - Philosophical Journal

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