TOTALITARISMO, TECNOCRACIA E SOCIEDADE DE MASSAS: UMA REFLEXÃO SOBRE A DISTOPIA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA E A CONTRIBUIÇÃO DA FILOSOFIA DA TECNOLOGIA

V. 13 N. 26 Verão de 2016 • Kalagatos - Philosophical Journal

Autor: Cecília de Sousa Neves

Resumo:

Este artigo visa explorar a articulação in-trínseca entre tecnocracia, totalitarismo e sociedade de massa enquanto fenômenos interdependentes, cuja convergência in-troduz a distopia em seu paroxismo e atu-alidade. Utilizaremos como fio condutor de nossa reflexão o livro Admirável mun-do novo escrito por Aldous Huxley, bem como o background propiciado pela atual filosofia da tecnologia. Visto que vivemos em uma sociedade de massas governada por um estado com traços claramente to-talitários e cujo poder político se sustenta na tecnologia, a revisão da relação entre tecnocracia, totalitarismo e massificação se torna um item importante na agenda da filosofia contemporânea.

Abstract:

This article aims at exploiting the intrinsic link between technocracy, totalitarianism and mass society as an interdependent phenomena which convergence introdu-ces dystopia in its paroxysm and present. We will use as a guide for our reflection the book Brave New World, written by Aldous Huxley, as well as the backgrou-nd afforded by the current philosophy of technology. Considering that we live in a mass society ruled by a State with totali-tarian features and which political power is based on technology, the review of the relationship between technocracy, totali-tarianism and mass becomes an impor-tant item in the contemporary philosophy agenda.

ISSN: 1984-9206

Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/6196

Palavras-Chave: Tecnocracia, Totalitarismo, Sociedade de massas, Distopia, Filosofia da tecnologia

Kalagatos - Philosophical Journal

"kalagatos"

Kalagatos - Philosophical Journal - edited and maintained by the Master's Degree in Philosophy (CMAF) of the State University of Ceará (UECE), Brazil.e-ISSN: 1984-9206

A Kalagatos é uma revista científica, de conteúdo filosófico, editada e mantida pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia – CMAF – da Universidade Estadual do Ceará. O objetivo principal da Kalagatos é criar um canal de divulgação de pesquisas filosóficas de alto nível, assim como estabelecer um intercâmbio entre pesquisadores de diversas instituições do mundo.

A Kalagatos recebe artigos originais, frutos de pesquisa filosófica, resenhas de livros publicados até dois anos anteriores à data de submissão e traduções de textos, com autorização escrita do autor ou do editor responsável.

Todas as submissões são gratuítas, não gerando nenhum custo ao autor.

O público principal da Kalagatos é de pesquisadores em Filosofia Geral. A política de acesso livro, no entanto, amplia o público para estudantes de diversas áreas interessados e curiosos.

A partir de 2017, a Kalagatos passa a ser publicada quadrimestralmente, nos meses de janeiro, maio e setembro, referentes, respectivamente, aos números de janeiro-abril, maio-agosto e setembro-dezembro. Assim, a periodicidade da Kalagatos é registrada da seguinte forma: a) cada volume corresponde a um ano de periodicidade ininterrupta. Cada Número corresponde, ordinalmente, à sequência de edições publicadas naquele ano.