LIBERDADE POLÍTICA VERSUS LIVRE-ARBÍTRIO: APONTAMENTOS SOBRE A CRÍTICA ARENDTIANA À SOBERANIA PELO VIÉS DA NOÇÃO DE VONTADE

V. 13 N. 26 Verão de 2016 • Kalagatos - Philosophical Journal

Autor: João Francisco Gabriel de Oliveira Filho

Resumo:

Na antiguidade, a liberdade era vista como o estado do homem livre, capaz de ir para o mundo e interagir com outras pessoas, através de palavras e ações, nunca foi um problema filosófico. Somente quando os cristãos descobriram uma espécie de liberdade que não tinha relação com a política – a vontade segundo a noção de livre-arbítrio – é que o conceito de liberda-de pôde penetrar na história da filosofia. No campo político, esse desvio filosófico deslocou a questão da liberdade enquan-to virtuosismo para a ideia de soberania, consequência política das mais perigo-sas, pois nega o caráter de pluralidade da liberdade humana.

Abstract:

In antiquity freedom was seen as the sta-tus of free man, able to go into the world and interact with others through words and actions, was never a philosophical problem. Only when Christians found a kind of freedom that had no relation to politics, according to the notion of will as free will, that the concept of freedom could penetrate the history of philosophy. In the political field this philosophical deviation shifted the issue of freedom in the sense of virtuosity to the sovereignty idea, politi-cal consequence of the most dangerous because it denies the character of plurality of the human freedom.

ISSN: 1984-9206

Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/6197

Palavras-Chave: Liberdade política, Vontade, Livre-arbítrio, Poder, Soberania

Kalagatos - Philosophical Journal

"kalagatos"

Kalagatos - Philosophical Journal - edited and maintained by the Master's Degree in Philosophy (CMAF) of the State University of Ceará (UECE), Brazil.e-ISSN: 1984-9206

A Kalagatos é uma revista científica, de conteúdo filosófico, editada e mantida pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia – CMAF – da Universidade Estadual do Ceará. O objetivo principal da Kalagatos é criar um canal de divulgação de pesquisas filosóficas de alto nível, assim como estabelecer um intercâmbio entre pesquisadores de diversas instituições do mundo.

A Kalagatos recebe artigos originais, frutos de pesquisa filosófica, resenhas de livros publicados até dois anos anteriores à data de submissão e traduções de textos, com autorização escrita do autor ou do editor responsável.

Todas as submissões são gratuítas, não gerando nenhum custo ao autor.

O público principal da Kalagatos é de pesquisadores em Filosofia Geral. A política de acesso livro, no entanto, amplia o público para estudantes de diversas áreas interessados e curiosos.

A partir de 2017, a Kalagatos passa a ser publicada quadrimestralmente, nos meses de janeiro, maio e setembro, referentes, respectivamente, aos números de janeiro-abril, maio-agosto e setembro-dezembro. Assim, a periodicidade da Kalagatos é registrada da seguinte forma: a) cada volume corresponde a um ano de periodicidade ininterrupta. Cada Número corresponde, ordinalmente, à sequência de edições publicadas naquele ano.