A CONCEPÇÃO SCHOPENHAUERIANA DA SUBJETIVIDADE

V. 13 N. 26 Verão de 2016 • Kalagatos - Philosophical Journal

Autor: Francisco William Mendes Damasceno

Resumo:

Abordaremos questões acerca da relação entre os componentes da individualidade humana segundo Schopenhauer, e sua importância para a moralidade. A relação entre o intelecto e a vontade é uma condi-ção necessária, mas não suficiente para a ocorrência da compaixão. O grau de mo-ralidade de cada indivíduo é antes de tudo determinado pelo seu caráter inteligível inato. O sujeito cognoscente pertence ao mundo como representação, mas apesar de Schopenhauer referi-lo sempre como um fenômeno, é preciso distinguir os con-ceitos, temos que diferenciar o fenômeno propriamente dito e o sujeito enquanto condição a priori de todo e qualquer fenô-meno, inclusive da compaixão.

Abstract:

We will approach questions about the relationship between the components of human individuality according to Schope-nhauer, and their importance for morality. The relation between the intellect and the will is a necessary condition, but not suf-ficient for the occurrence of compassion. The degree of morality of each individual is foremost determined by his innate intelligi-ble character. The cognoscent subject be-longs to the world as representation, but although Schopenhauer always refers to it as a phenomenon, it is necessary to dis-tinguish the concepts, we must differentia-te the phenomenon itself and the subject as a priori condition of any and all pheno-mena, including compassion.

ISSN: 1984-9206

Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/6201

Palavras-Chave: Moralidade, Intelecto, Função orgânica, Subjetividade, Vontade

Kalagatos - Philosophical Journal

"kalagatos"

Kalagatos - Philosophical Journal - edited and maintained by the Master's Degree in Philosophy (CMAF) of the State University of Ceará (UECE), Brazil.e-ISSN: 1984-9206

A Kalagatos é uma revista científica, de conteúdo filosófico, editada e mantida pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia – CMAF – da Universidade Estadual do Ceará. O objetivo principal da Kalagatos é criar um canal de divulgação de pesquisas filosóficas de alto nível, assim como estabelecer um intercâmbio entre pesquisadores de diversas instituições do mundo.

A Kalagatos recebe artigos originais, frutos de pesquisa filosófica, resenhas de livros publicados até dois anos anteriores à data de submissão e traduções de textos, com autorização escrita do autor ou do editor responsável.

Todas as submissões são gratuítas, não gerando nenhum custo ao autor.

O público principal da Kalagatos é de pesquisadores em Filosofia Geral. A política de acesso livro, no entanto, amplia o público para estudantes de diversas áreas interessados e curiosos.

A partir de 2017, a Kalagatos passa a ser publicada quadrimestralmente, nos meses de janeiro, maio e setembro, referentes, respectivamente, aos números de janeiro-abril, maio-agosto e setembro-dezembro. Assim, a periodicidade da Kalagatos é registrada da seguinte forma: a) cada volume corresponde a um ano de periodicidade ininterrupta. Cada Número corresponde, ordinalmente, à sequência de edições publicadas naquele ano.