UM MANUAL PARA A HISTÓRIA DA LÓGICA DIALÉTICA

V. 13 N. 26 Verão de 2016 • Kalagatos - Philosophical Journal

Autor: Matheus Silva Freitas

Resumo:

Embora lançado originalmente em 1987, Contradição e dialética nos antigos e nos modernos, do italiano Enrico Berti, apenas em 2013 foi publicado em português, com tradução de José Bortolini, para satisfação da comunidade filosófica brasileira. O autor tem formação em Estudos de Filosofia Antiga, principalmente a aristotélica, e atualmente leciona História da Filosofia na Faculdade de Letras e Filosofia da Universidade de Pádua. A clareza do texto, logo de saída, chama a atenção, quer pensemos na linguagem utilizada, na exposição dos seus objetivos e mesmo no procedimento seguido para alcançá-los. Isto é patente desde seu capítulo introdutório, no qual Berti aponta qual fator específico motivou o surgimento da obra, como e onde ele pretende chegar com sua pesquisa. A motivação por trás do livro é o desejo de solucionar uma “crise”. Enquanto filósofo em atividade, Berti, ainda que especializado no pensamento dos antigos, denuncia essa crise sofrida pela filosofia na atualidade:

ISSN: 1984-9206

Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/6202

Kalagatos - Philosophical Journal

"kalagatos"

Kalagatos - Philosophical Journal - edited and maintained by the Master's Degree in Philosophy (CMAF) of the State University of Ceará (UECE), Brazil.e-ISSN: 1984-9206

A Kalagatos é uma revista científica, de conteúdo filosófico, editada e mantida pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia – CMAF – da Universidade Estadual do Ceará. O objetivo principal da Kalagatos é criar um canal de divulgação de pesquisas filosóficas de alto nível, assim como estabelecer um intercâmbio entre pesquisadores de diversas instituições do mundo.

A Kalagatos recebe artigos originais, frutos de pesquisa filosófica, resenhas de livros publicados até dois anos anteriores à data de submissão e traduções de textos, com autorização escrita do autor ou do editor responsável.

Todas as submissões são gratuítas, não gerando nenhum custo ao autor.

O público principal da Kalagatos é de pesquisadores em Filosofia Geral. A política de acesso livro, no entanto, amplia o público para estudantes de diversas áreas interessados e curiosos.

A partir de 2017, a Kalagatos passa a ser publicada quadrimestralmente, nos meses de janeiro, maio e setembro, referentes, respectivamente, aos números de janeiro-abril, maio-agosto e setembro-dezembro. Assim, a periodicidade da Kalagatos é registrada da seguinte forma: a) cada volume corresponde a um ano de periodicidade ininterrupta. Cada Número corresponde, ordinalmente, à sequência de edições publicadas naquele ano.