A POBREZA DE EXPERIÊNCIA

V. 13 N. 25 (2016): Edição comemorativa dos 50 Anos do Curso de Filosofia UECE - Inverno de 2016 • Kalagatos - Philosophical Journal

Autor: Adolfo Junior Pereira

Resumo:

Esse artigo pretende uma interpretação do texto Experiência e pobreza de Walter Benjamin. A experiência, para ele, é ne-cessariamente devedora do modo como opera a transmissão. E a transmissão, de-vedora de um trabalho de velamento so-bre um furo de sentido arcaico na lingua-gem e na cultura que determina o modo como experimentamos o tempo historica-mente vivido. A transmissão se apresenta, assim, como o nexo temporal da expe-riência. Esse nexo não se funda em rela-ções de causa e efeito, é um nexo de cul-pa. É nesse sentido que Benjamin pode ver com um bom olhar político a pobreza de experiência da vida moderna. Dentro daquilo que chamou de nova barbárie de-monstra uma experiência que pode redi-mir nossa dívida com o passado.

Abstract:

This article intends an interpretation of the text Experiência e pobreza of Walter Benjamin. The experience, for him, is ne-cessarily liable for the way it operates the transmission. And the transmission, liab-le for a work of veiling on an archaic gap of meaning in language and culture that determines how we experience the time lived historically. The transmission appe-ars as the temporary nexus of experience. This nexus is not based on cause and ef-fect relationships, it is a nexus of blame. It is in this sense that Benjamin can see with a good political look at the experience of poverty of modern life. In what he called new barbarism demonstrates an experien-ce that can redeem our debt with the past.

ISSN: 1984-9206

Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/6178

Palavras-Chave: Walter Benjamin. Experiência.

Kalagatos - Philosophical Journal

"kalagatos"

Kalagatos - Philosophical Journal - edited and maintained by the Master's Degree in Philosophy (CMAF) of the State University of Ceará (UECE), Brazil.e-ISSN: 1984-9206

A Kalagatos é uma revista científica, de conteúdo filosófico, editada e mantida pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia – CMAF – da Universidade Estadual do Ceará. O objetivo principal da Kalagatos é criar um canal de divulgação de pesquisas filosóficas de alto nível, assim como estabelecer um intercâmbio entre pesquisadores de diversas instituições do mundo.

A Kalagatos recebe artigos originais, frutos de pesquisa filosófica, resenhas de livros publicados até dois anos anteriores à data de submissão e traduções de textos, com autorização escrita do autor ou do editor responsável.

Todas as submissões são gratuítas, não gerando nenhum custo ao autor.

O público principal da Kalagatos é de pesquisadores em Filosofia Geral. A política de acesso livro, no entanto, amplia o público para estudantes de diversas áreas interessados e curiosos.

A partir de 2017, a Kalagatos passa a ser publicada quadrimestralmente, nos meses de janeiro, maio e setembro, referentes, respectivamente, aos números de janeiro-abril, maio-agosto e setembro-dezembro. Assim, a periodicidade da Kalagatos é registrada da seguinte forma: a) cada volume corresponde a um ano de periodicidade ininterrupta. Cada Número corresponde, ordinalmente, à sequência de edições publicadas naquele ano.