A INTELECÇÃO DA REALIDADE DEUS ENQUANTO FUNDAMENTO DA EXISTÊNCIA HUMANA NA METAFÍSICA DE XAVIER ZUBIRI

V. 13 N. 25 (2016): Edição comemorativa dos 50 Anos do Curso de Filosofia UECE - Inverno de 2016 • Kalagatos - Philosophical Journal

Autor: Alan Leal de Mattos; OSMAR PONCHIROLLI

Resumo:

O presente artigo pretende oferecer uma contribuição para a reflexão filosófica acerca de Deus abordando a perspectiva metafísica de Xavier Zubiri. Seu principal intento ao tratar de Deus enquanto pro-blema teologal é o de abrir uma possibi-lidade de reflexão existencial, ou seja, a partir do homem que não está fechado numa facticidade, mas que esteja aber-to para o transcendental. Dando breves acenos sobre os temas da realidade e da inteligência, buscou-se, por meio de uma metodologia de análise bibliográfica, dar uma base mínima do pensamento zubi-riano. A partir dessas bases o problema teologal, no qual coincidem o problema do homem e de Deus, se torna uma in-vestigação acerca da própria existência humana enquanto atualização a partir da realidade-fundamento, a partir de Deus. Sendo Deus uma transcêndencia “nas” coisas e no homem enquanto presença alterificante que possibilita ao homem se dirigir a um “Tu” para, numa experiência de liberdade, realizar seu “Eu pessoal” a partir desse fundamento, o pensamento de Zubiri abre uma reflexão para o ho-mem que o convoca para a tarefa de fazer seu Eu fundantemente, isto é, enquanto “modo finito de ser Deus”, a partir daquele que se encontra no de profundis da exis-tência humana, mas que eleva tudo ao in excelsis da vida em plenitude.

Abstract:

The present article intends to offer a con-tribution to the philosophical reflection about God approaching the metaphysi-cal perspective of Xavier Zubiri. His main purpose in treating God as a theological problem is to open up a possibility of exis-tential reflection, that is, from the man who is not closed in a facticity but open to the transcendental. Giving brief nods on the themes of reality and intelligence, we sought, through a methodology of biblio-graphical analysis, to give a minimal basis of Zubirian thought. From these bases the theological problem, in which the problem of man and God coincide, becomes an in-vestigation of human existence itself as an actualization from the ground-reality, from God. Since God is a transcendence in “things” and in man as an altering pre-sence that enables man to turn to a “You”, in an experience of freedom, to realize his “Personal Self” from that foundation, Zubi-ri’s thought opens a reflection for the man who convokes him to the task of making his I fundamentally, that is, as a “finite way of being God”, from that which is found in de profundis of human existence, but whi-ch elevates everything to the in excelsis of life in fullness.

ISSN: 1984-9206

Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/6179

Palavras-Chave: Xavier Zubiri. Metafísica. Problema Teolo-gal. Realidade Fundamento. Deus.

Kalagatos - Philosophical Journal

"kalagatos"

Kalagatos - Philosophical Journal - edited and maintained by the Master's Degree in Philosophy (CMAF) of the State University of Ceará (UECE), Brazil.e-ISSN: 1984-9206

A Kalagatos é uma revista científica, de conteúdo filosófico, editada e mantida pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia – CMAF – da Universidade Estadual do Ceará. O objetivo principal da Kalagatos é criar um canal de divulgação de pesquisas filosóficas de alto nível, assim como estabelecer um intercâmbio entre pesquisadores de diversas instituições do mundo.

A Kalagatos recebe artigos originais, frutos de pesquisa filosófica, resenhas de livros publicados até dois anos anteriores à data de submissão e traduções de textos, com autorização escrita do autor ou do editor responsável.

Todas as submissões são gratuítas, não gerando nenhum custo ao autor.

O público principal da Kalagatos é de pesquisadores em Filosofia Geral. A política de acesso livro, no entanto, amplia o público para estudantes de diversas áreas interessados e curiosos.

A partir de 2017, a Kalagatos passa a ser publicada quadrimestralmente, nos meses de janeiro, maio e setembro, referentes, respectivamente, aos números de janeiro-abril, maio-agosto e setembro-dezembro. Assim, a periodicidade da Kalagatos é registrada da seguinte forma: a) cada volume corresponde a um ano de periodicidade ininterrupta. Cada Número corresponde, ordinalmente, à sequência de edições publicadas naquele ano.