ARTE ENQUANTO SUPERAÇÃO DO NIILISMO E ABERTURA DO SER: UMA APROXIMAÇÃO ENTRE NIETZSCHE E HEIDEGGER

V. 12 N. 23 (2015): Inverno de 2015 • Kalagatos - Philosophical Journal

Autor: Jeferson L. Azevedo

Resumo:

O percurso empreendido, a partir da compreensão do encontro entre Heidegger e Nietzsche, tem no engendramento da arte a performatização da vontade de poder, uma transparência geradora de verdade, esta, precisa ser concebida a partir do artista (não se encerrando nele), mas, que faz entender o próprio ser-aí numa superação niilista. Trata-se de uma leitura heideggeriana, que se desvia da arte enquanto coisa-que-se-faz (útil), aproximando-se mais de Nietzsche, especialmente no período da “Verdade de Poder como Arte”, em que herda uma desconfiança a todo modo de pensar, que desvaloriza o mundo concreto em nome de outro mundo pensado.

Abstract:

The route undertaken, from the understanding of the encounter between Heidegger and Nietzsche, contains the art of engendering the adaptation of will power which stands as a true transparency generator needing to be designed from the artist, not in conclusion, but in making oneself understood, thereby overcoming a nihilist. It is a Heideggerian view, which deviates from art as something useful, that moves closer to Nietzsche, especially during “Power of Truth as Art”, which inherits a total mistrust of thinking and devalues the real world on behalf of other world thought.

ISSN: 1984-9206

Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/6148

Palavras-Chave: Arte. Verdade. Niilismo. Nietzsche. Heidegger.

Kalagatos - Philosophical Journal

"kalagatos"

Kalagatos - Philosophical Journal - edited and maintained by the Master's Degree in Philosophy (CMAF) of the State University of Ceará (UECE), Brazil.e-ISSN: 1984-9206

A Kalagatos é uma revista científica, de conteúdo filosófico, editada e mantida pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia – CMAF – da Universidade Estadual do Ceará. O objetivo principal da Kalagatos é criar um canal de divulgação de pesquisas filosóficas de alto nível, assim como estabelecer um intercâmbio entre pesquisadores de diversas instituições do mundo.

A Kalagatos recebe artigos originais, frutos de pesquisa filosófica, resenhas de livros publicados até dois anos anteriores à data de submissão e traduções de textos, com autorização escrita do autor ou do editor responsável.

Todas as submissões são gratuítas, não gerando nenhum custo ao autor.

O público principal da Kalagatos é de pesquisadores em Filosofia Geral. A política de acesso livro, no entanto, amplia o público para estudantes de diversas áreas interessados e curiosos.

A partir de 2017, a Kalagatos passa a ser publicada quadrimestralmente, nos meses de janeiro, maio e setembro, referentes, respectivamente, aos números de janeiro-abril, maio-agosto e setembro-dezembro. Assim, a periodicidade da Kalagatos é registrada da seguinte forma: a) cada volume corresponde a um ano de periodicidade ininterrupta. Cada Número corresponde, ordinalmente, à sequência de edições publicadas naquele ano.