A MORTE EM ROSA LUXEMBURGO E MICHEL FOUCAULT

V. 11 N. 22 (2014): Verão de 2014 • Kalagatos - Philosophical Journal

Autor: Caio Souto

Resumo:

Rosa Luxemburgo e Michel Foucault, a menos no que respeita à maneira como se deu uma fusão entre obrae vida e entre teoria e prática, estão muito próximos. Apartir de uma breve reflexão sobre o modo comoconceberam a vida e a morte, bem como viveram emorreram, faz-se visível a possibilidade de uma estéticada existência. Isso se comprova também pela morteque cada um encontrou, e sua postura diante dela.

Abstract:

As to how merged their work and life, or their theoryand practice, Rosa Luxemburg and Michel Foucaultare very close. From a brief reflection on how conceivedlife and death, and lived and died, it is visible thepossibility of an aesthetics of existence. This is alsoproved by the death each found, and his attitudetowards her.

ISSN: 1984-9206

Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/6124

Palavras-Chave: Morte, estética da existência, vidas paralelas, rosa luxemburgo, michel foucault

Kalagatos - Philosophical Journal

"kalagatos"

Kalagatos - Philosophical Journal - edited and maintained by the Master's Degree in Philosophy (CMAF) of the State University of Ceará (UECE), Brazil.e-ISSN: 1984-9206

A Kalagatos é uma revista científica, de conteúdo filosófico, editada e mantida pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia – CMAF – da Universidade Estadual do Ceará. O objetivo principal da Kalagatos é criar um canal de divulgação de pesquisas filosóficas de alto nível, assim como estabelecer um intercâmbio entre pesquisadores de diversas instituições do mundo.

A Kalagatos recebe artigos originais, frutos de pesquisa filosófica, resenhas de livros publicados até dois anos anteriores à data de submissão e traduções de textos, com autorização escrita do autor ou do editor responsável.

Todas as submissões são gratuítas, não gerando nenhum custo ao autor.

O público principal da Kalagatos é de pesquisadores em Filosofia Geral. A política de acesso livro, no entanto, amplia o público para estudantes de diversas áreas interessados e curiosos.

A partir de 2017, a Kalagatos passa a ser publicada quadrimestralmente, nos meses de janeiro, maio e setembro, referentes, respectivamente, aos números de janeiro-abril, maio-agosto e setembro-dezembro. Assim, a periodicidade da Kalagatos é registrada da seguinte forma: a) cada volume corresponde a um ano de periodicidade ininterrupta. Cada Número corresponde, ordinalmente, à sequência de edições publicadas naquele ano.