DELEUZE E AS TRÊS ÉTICAS DE BENEDICTUS DE SPINOZA: UMA DESCRIÇÃO

V. 11 N. 22 (2014): Verão de 2014 • Kalagatos - Philosophical Journal

Autor: Emanuel Angelo da Rocha Fragoso

Resumo:

Para Maria Carmen Casillas Guisado a Ethica ordine geometricodemonstrata de Benedictus de Spinoza foi composta pelo métododedutivo. Já Hubbeling considera a relevância da Ordem para osistema spinozista, definindo o método utilizado por Spinozacomo “método axiomático informal”, por não considerá-lointeiramente acorde com o que hoje se denomina “Métodoaxiomático formal”. Couchoud, numa análise mais apurada,afirma que nem toda a Ética está tomada pela forma geométrica:há uma parte não geométrica e uma parte puramente geométrica.Para Deleuze o método utilizado por Spinoza é o “métodosintético”. Entretanto, considerando a ordem, ou o encadeamentodos elementos constitutivos, bem como a forma de expressãoutilizada por Spinoza, Deleuze considera que não há apenas umaÉtica, mas sim duas: a primeira, composta das proposições,demonstrações e corolários; e a segunda composta pelos escólios.A estas, Deleuze acrescenta uma terceira Ética, composta peloLivro V, ou ao menos por uma grande parte deste. A cada Éticacorresponde um elemento constitutivo dos conteúdos e das formasde expressão: os signos ou afetos; as noções ou conceitos; asessências ou perceptos. Na Ética dos signos e na das noções, ométodo sintético evolui em sua forma característica, adquirindouma forma inusitada na Ética dos perceptos, com hiatosatravessando as proposições e as demonstrações.

Abstract:

Pour Maria Carmen Casillas Guisado la Ethica ordine demonstrata géométrique de Benedictus de Spinoza a étécomposée par la méthode déductive. Hubbeling considère déjàla pertinence de l’Ordre pour le système de Spinoza, ladéfinition de la méthode utilisée par Spinoza comme «méthodeaxiomatique informelle” pour pas jugé accorder entièrementavec ce que l’on appelle aujourd’hui «méthode axiomatiqueformelle”. Couchoud, une analyse plus détaillée, dit que tousl’éthique est pris par la forme géométrique: il n’y a aucunepartie géométrique et une partie purement géométrique. PourDeleuze la méthode utilisée par Spinoza est la «méthodesynthétique». Cependant, compte tenu de l’ordre, ouenchaînement des composants ainsi que la forme d’expressionutilisée par Spinoza, Deleuze estime qu’il n’y a qu’une seuleéthique, mais deux: la première, composée des propositions,des démonstrations et corollaires; et la seconde comprend lesscolies. Pour ceux-ci, Deleuze ajoute une troisième éthique,composé du livre V, ou du moins pour une grande partie decette. Chaque éthique représente un élément constitutif ducontenu et des formes d’expression: les signes ou les affections;les notions ou concepts; essences ou percepts. Dans éthiquedes signes et des notions, la méthode synthétique évolue danssa forme caractéristique, l’acquisition d’une façon inhabituellede l’éthique des percepts, avec des lacunes à travers despropositions et des démonstrations.

ISSN: 1984-9206

Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/6125

Palavras-Chave: Ética, Gilles Deleuze, Benedictus de Spinoza, Métodos

Kalagatos - Philosophical Journal

"kalagatos"

Kalagatos - Philosophical Journal - edited and maintained by the Master's Degree in Philosophy (CMAF) of the State University of Ceará (UECE), Brazil.e-ISSN: 1984-9206

A Kalagatos é uma revista científica, de conteúdo filosófico, editada e mantida pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia – CMAF – da Universidade Estadual do Ceará. O objetivo principal da Kalagatos é criar um canal de divulgação de pesquisas filosóficas de alto nível, assim como estabelecer um intercâmbio entre pesquisadores de diversas instituições do mundo.

A Kalagatos recebe artigos originais, frutos de pesquisa filosófica, resenhas de livros publicados até dois anos anteriores à data de submissão e traduções de textos, com autorização escrita do autor ou do editor responsável.

Todas as submissões são gratuítas, não gerando nenhum custo ao autor.

O público principal da Kalagatos é de pesquisadores em Filosofia Geral. A política de acesso livro, no entanto, amplia o público para estudantes de diversas áreas interessados e curiosos.

A partir de 2017, a Kalagatos passa a ser publicada quadrimestralmente, nos meses de janeiro, maio e setembro, referentes, respectivamente, aos números de janeiro-abril, maio-agosto e setembro-dezembro. Assim, a periodicidade da Kalagatos é registrada da seguinte forma: a) cada volume corresponde a um ano de periodicidade ininterrupta. Cada Número corresponde, ordinalmente, à sequência de edições publicadas naquele ano.