O INCONSCIENTE E A PSICOLOGIA DE NIETZSCHE

V. 11 N. 22 (2014): Verão de 2014 • Kalagatos - Philosophical Journal

Autor: Maria Helena Lisboa

Resumo:

A filosofia de Nietzsche tem como proposta pensar a vida em todas as suas manifestações uma vez liberta da moral, posto que desde Platão ela se encontra aprisionada nas malhas da Verdade, do Bem e do Belo, por isso a alcunha “além do bem e do mal”. Sua psicologia será, portanto, uma ferramenta para devolver ao homem a imanência perdida desde os filósofos Pré-socráticos, a exemplo de Heráclito de Éfeso, nos descaminhos da transcendência. O texto pretende desenvolver esta proposta anti-metafísica.

Abstract:

La philosophie de Nietzsche a comme propositionpenser la vie dans toutes ses manifestations une foislibre de la morale, quoique dès Platon elle se trouveapprivoisée dans les mailles de la Verité, du Bien et duBeau, pour cela il la nomme “au delà du bien et dumal”. Sa psychologie sera, pourtant, un outil pourrenvoyer a l’ homme l’immanence perdue depuis lesphilosophes Pré-socratiques, voire l’exemple d’Héraclited’Éphese, dans les détours de la transcendence. Le textea l’intention de développer cette proposition anti-métaphysique.

ISSN: 1984-9206

Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/6134

Palavras-Chave: Inconsciente, Psicologia, Consciência, Niilismo, Moral

Kalagatos - Philosophical Journal

"kalagatos"

Kalagatos - Philosophical Journal - edited and maintained by the Master's Degree in Philosophy (CMAF) of the State University of Ceará (UECE), Brazil.e-ISSN: 1984-9206

A Kalagatos é uma revista científica, de conteúdo filosófico, editada e mantida pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia – CMAF – da Universidade Estadual do Ceará. O objetivo principal da Kalagatos é criar um canal de divulgação de pesquisas filosóficas de alto nível, assim como estabelecer um intercâmbio entre pesquisadores de diversas instituições do mundo.

A Kalagatos recebe artigos originais, frutos de pesquisa filosófica, resenhas de livros publicados até dois anos anteriores à data de submissão e traduções de textos, com autorização escrita do autor ou do editor responsável.

Todas as submissões são gratuítas, não gerando nenhum custo ao autor.

O público principal da Kalagatos é de pesquisadores em Filosofia Geral. A política de acesso livro, no entanto, amplia o público para estudantes de diversas áreas interessados e curiosos.

A partir de 2017, a Kalagatos passa a ser publicada quadrimestralmente, nos meses de janeiro, maio e setembro, referentes, respectivamente, aos números de janeiro-abril, maio-agosto e setembro-dezembro. Assim, a periodicidade da Kalagatos é registrada da seguinte forma: a) cada volume corresponde a um ano de periodicidade ininterrupta. Cada Número corresponde, ordinalmente, à sequência de edições publicadas naquele ano.