LIBERDADE E FUNDAMENTO NO PROJETO DA METAFÍSICA DO DASEIN DE HEIDEGGER

V. 11 N. 22 (2014): Verão de 2014 • Kalagatos - Philosophical Journal

Autor: Victor Hugo de Oliveira Marques

Resumo:

O artigo que segue expõe a primeira discussão de fôlego de Heidegger sobre a liberdade depois de Ser e Tempo. Ela aparece nos escritos onde o filósofo se debruça sobre a questão do fundamento, de modo a evidenciar seu horizonte de compreensão ontológico e a distanciar das tradições racionalistas e voluntaristas. Assim, o objetivo desse artigo é reconstruir a relação que Heidegger faz entre liberdade e fundamento em dois momentos: mostrar como a liberdade é um modo de ser fundamental do Dasein; e por segundo, asseverar de que modo essa liberdade é condição de possibilidade para a própria compreensão do fundamento.

Abstract:

This article gives an account of Heidegger’s first deepdiscussion about freedom after Being and Time. Itappears in the writings where the philosopher focuseson the ground question, in order to highlight its horizonof ontological understanding and the distance of theRationalist and Voluntarist traditions. Therefore theaim of this article is to rebuild Heidegger’s connectionbetween freedom and ground in two moments: to showlike the freedom is a way of being fundamental ofDasein; and secondly assure that this “freedom” is thecondition of possibility toward the own understandingof ground.

ISSN: 1984-9206

Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/6136

Palavras-Chave: Em-vista-de, Liberdade, Fundamento, Ontologia, Heidegger

Kalagatos - Philosophical Journal

"kalagatos"

Kalagatos - Philosophical Journal - edited and maintained by the Master's Degree in Philosophy (CMAF) of the State University of Ceará (UECE), Brazil.e-ISSN: 1984-9206

A Kalagatos é uma revista científica, de conteúdo filosófico, editada e mantida pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia – CMAF – da Universidade Estadual do Ceará. O objetivo principal da Kalagatos é criar um canal de divulgação de pesquisas filosóficas de alto nível, assim como estabelecer um intercâmbio entre pesquisadores de diversas instituições do mundo.

A Kalagatos recebe artigos originais, frutos de pesquisa filosófica, resenhas de livros publicados até dois anos anteriores à data de submissão e traduções de textos, com autorização escrita do autor ou do editor responsável.

Todas as submissões são gratuítas, não gerando nenhum custo ao autor.

O público principal da Kalagatos é de pesquisadores em Filosofia Geral. A política de acesso livro, no entanto, amplia o público para estudantes de diversas áreas interessados e curiosos.

A partir de 2017, a Kalagatos passa a ser publicada quadrimestralmente, nos meses de janeiro, maio e setembro, referentes, respectivamente, aos números de janeiro-abril, maio-agosto e setembro-dezembro. Assim, a periodicidade da Kalagatos é registrada da seguinte forma: a) cada volume corresponde a um ano de periodicidade ininterrupta. Cada Número corresponde, ordinalmente, à sequência de edições publicadas naquele ano.