O MEDITAR COMO MERGULHO NO SILÊNCIO ABISSAL: REFLEXÕES SOBRE O HABITAR E O CUIDAR NA CARTA SOBRE O HUMANISMO DE HEIDEGGER

V. 11 N. 21 (2014): Inverno de 2014 • Kalagatos - Philosophical Journal

Autor: FRANCISCO RAMOS NEVES

Resumo:

O presente artigo trata da questão do pensar em sua interação com o meditar e o habitar nos cuidados com o humano em sua consumação da plenitude do ser que se encontra em sua essência. A investigação parte da Carta sobre o Humanism e recorre a outras obras importantes de Heidegger e de alguns importantes comentadores para esclarecer a discussão. O meditar em Heidegger assume um papel preponderante como abertura para o mistério e começo de tomada de uma posição de autenticidade na busca do sentido do ser do homem. Este tema está presente em muitas obras de Heidegger e falar sobre o meditar já é um desafio que nos remete ao pensamento introspectivo sobre sua importância em nossa própria vida. Se dedicar à meditação é como o filosofar que não se presta a qualquer utilidade prática. Neste meditar liberto o homem pode atender ao “apelo silencioso do ser,” para assim poder consumar o caminho que a linguagem lhe reserva, e evitar o seu desvio ao esquecimento desta tarefa de pensar a essência do seu Ser.

Abstract:

This article deals with the question of thinking in itsinteraction with the meditate and dwell in the carewith human in its consummation of the fullness of beingthat lies in their essence. The research part of the letteron humanism and resorts to other important works ofHeidegger and some important commentators to clarifythe discussion. The meditate in Heidegger assumes aleading role as opening to the mystery and thebeginning of taking a position of authenticity in thesearch of the meaning of man’s being. This theme ispresent in many works of Heidegger and talk aboutthe meditate is already a challenge that brings us tothe introspective thought about their importance in ourown life. Devote to meditation is like the philosophizingthat does not lend itself to any practical use. In thismeditate freed the man can attend to the “silent appealof being,” in order to consummate the way that thelanguage you recently, and avoid their diversion tooblivion for this task to think the essence of your being.

ISSN: 1984-9206

Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/6104

Palavras-Chave: Pensar, Meditar, Habitar, Ser, Heidegger

Kalagatos - Philosophical Journal

"kalagatos"

Kalagatos - Philosophical Journal - edited and maintained by the Master's Degree in Philosophy (CMAF) of the State University of Ceará (UECE), Brazil.e-ISSN: 1984-9206

A Kalagatos é uma revista científica, de conteúdo filosófico, editada e mantida pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia – CMAF – da Universidade Estadual do Ceará. O objetivo principal da Kalagatos é criar um canal de divulgação de pesquisas filosóficas de alto nível, assim como estabelecer um intercâmbio entre pesquisadores de diversas instituições do mundo.

A Kalagatos recebe artigos originais, frutos de pesquisa filosófica, resenhas de livros publicados até dois anos anteriores à data de submissão e traduções de textos, com autorização escrita do autor ou do editor responsável.

Todas as submissões são gratuítas, não gerando nenhum custo ao autor.

O público principal da Kalagatos é de pesquisadores em Filosofia Geral. A política de acesso livro, no entanto, amplia o público para estudantes de diversas áreas interessados e curiosos.

A partir de 2017, a Kalagatos passa a ser publicada quadrimestralmente, nos meses de janeiro, maio e setembro, referentes, respectivamente, aos números de janeiro-abril, maio-agosto e setembro-dezembro. Assim, a periodicidade da Kalagatos é registrada da seguinte forma: a) cada volume corresponde a um ano de periodicidade ininterrupta. Cada Número corresponde, ordinalmente, à sequência de edições publicadas naquele ano.