HÖLDERLIN E A FILOSOFIA DA UNIFICAÇÃO

V. 11 N. 21 (2014): Inverno de 2014 • Kalagatos - Philosophical Journal

Autor: HERNANDEZ VIVAN EICHENBERGER

Resumo:

O tema da unificação (Vereinigung) percorre a produção teórica e artística de Hölderlin em Frankfurt. O artigo pretende contextualizar a ideia de unificação e como Hölderlin busca operacionalizá-la tecnicamente em sua filosofia teórica, precisamente no texto Juízo e Ser, e como essa questão percorre o Hipérion e seus esboços preparatórios. Por fim, anunciamos um breve desdobramento do mesmo problema no jovem Hegel.

Abstract:

The issue of unification (Vereinigung) travels thetheoretical and artistic production of Hölderlin inFrankfurt. The article aims to contextualize the idea ofunification and search as Hölderlin operationalize ittechnically in his theoretical philosophy, precisely theJudgment and Being text, and how this issue runs theHyperion and his preparatory sketches. Finally, weannounced a brief breakdown of the same problem inthe young Hegel.

ISSN: 1984-9206

Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/6106

Palavras-Chave: Holderlin, Unificação, Juízo, Ser, Hipério

Kalagatos - Philosophical Journal

"kalagatos"

Kalagatos - Philosophical Journal - edited and maintained by the Master's Degree in Philosophy (CMAF) of the State University of Ceará (UECE), Brazil.e-ISSN: 1984-9206

A Kalagatos é uma revista científica, de conteúdo filosófico, editada e mantida pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia – CMAF – da Universidade Estadual do Ceará. O objetivo principal da Kalagatos é criar um canal de divulgação de pesquisas filosóficas de alto nível, assim como estabelecer um intercâmbio entre pesquisadores de diversas instituições do mundo.

A Kalagatos recebe artigos originais, frutos de pesquisa filosófica, resenhas de livros publicados até dois anos anteriores à data de submissão e traduções de textos, com autorização escrita do autor ou do editor responsável.

Todas as submissões são gratuítas, não gerando nenhum custo ao autor.

O público principal da Kalagatos é de pesquisadores em Filosofia Geral. A política de acesso livro, no entanto, amplia o público para estudantes de diversas áreas interessados e curiosos.

A partir de 2017, a Kalagatos passa a ser publicada quadrimestralmente, nos meses de janeiro, maio e setembro, referentes, respectivamente, aos números de janeiro-abril, maio-agosto e setembro-dezembro. Assim, a periodicidade da Kalagatos é registrada da seguinte forma: a) cada volume corresponde a um ano de periodicidade ininterrupta. Cada Número corresponde, ordinalmente, à sequência de edições publicadas naquele ano.