LEIBNIZ: REFLEXÕES ACERCA DAS NOÇÕES DE CONTINGÊNCIA, NECESSIDADE E VERDADE

V. 11 N. 21 (2014): Inverno de 2014 • Kalagatos - Philosophical Journal

Autor: REFLEXÕES ACERCA DAS NOÇÕES DE CONTINGÊNCIA, NECESSIDADE E VERDADE

Resumo:

As reflexões acerca do necessário e do contingente ocupam lugar de destaque na filosofia leibniziana. Elas se evidenciam, sobretudo, no tratamento lógico a partir do qual os conceitos de necessidade e contingência são abordados, vinculando-os às noções de verdade e proposição. Neste sentido, o presente artigo visa discutir de que maneira Leibniz articula algumas ideias na sua tentativa de salvaguardar os fundamentos da contingência, ao mesmo tempo em que procura conciliar a distinção modal com sua concepção da natureza geral da verdade.

Abstract:

The reflections about the necessary and the contingenthave a proeminent place in the Leibniz’s philosophy.This is evident, especially when they receive a logicaltreatment, that is, when the concepts of necessity andcontingency are taken into its relationship to theconcepts of truth and proposition. In the sense, thisarticle discusses how Leibniz articulates some ideas intheir attempt to safeguard the contingency, whileseeking to reconcile the modal distinction with hisconception of the general nature of truth.

ISSN: 1984-9206

Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/6107

Palavras-Chave: Leibniz, Contingência, Necessidade, Verdade, Proposição

Kalagatos - Philosophical Journal

"kalagatos"

Kalagatos - Philosophical Journal - edited and maintained by the Master's Degree in Philosophy (CMAF) of the State University of Ceará (UECE), Brazil.e-ISSN: 1984-9206

A Kalagatos é uma revista científica, de conteúdo filosófico, editada e mantida pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia – CMAF – da Universidade Estadual do Ceará. O objetivo principal da Kalagatos é criar um canal de divulgação de pesquisas filosóficas de alto nível, assim como estabelecer um intercâmbio entre pesquisadores de diversas instituições do mundo.

A Kalagatos recebe artigos originais, frutos de pesquisa filosófica, resenhas de livros publicados até dois anos anteriores à data de submissão e traduções de textos, com autorização escrita do autor ou do editor responsável.

Todas as submissões são gratuítas, não gerando nenhum custo ao autor.

O público principal da Kalagatos é de pesquisadores em Filosofia Geral. A política de acesso livro, no entanto, amplia o público para estudantes de diversas áreas interessados e curiosos.

A partir de 2017, a Kalagatos passa a ser publicada quadrimestralmente, nos meses de janeiro, maio e setembro, referentes, respectivamente, aos números de janeiro-abril, maio-agosto e setembro-dezembro. Assim, a periodicidade da Kalagatos é registrada da seguinte forma: a) cada volume corresponde a um ano de periodicidade ininterrupta. Cada Número corresponde, ordinalmente, à sequência de edições publicadas naquele ano.