DELEUZE E A OBSESSÃO PELA GÊNESE

V. 10 N. 20 (2013): Verão de 2013 • Kalagatos - Philosophical Journal

Autor: LUIZ MANOEL LOPES

Resumo:

O presente artigo procura pontos de articulação entre dois pensadores, Salomon Maimon e Gilles Deleuze, a fim de encontrar meios de explicitar o modo como o segundo leva adiante os questionamentos do primeiro em relação ao condicionamento transcendental. O objetivo é apresentar a distinção entre as concepções de gênese nestes dois pensadores a partir da filosofia
transcendental de Kant. Considera-se, neste trabalho, que o remanejamento, elaborado por Maimon, em relação à dualidade entre conceito e intuição, leva Deleuze a tecer sua concepção de gênese que culmina na seguinte afirmação: a filosofia é ato de criação de conceitos e de personagens conceituais a partir de um plano de imanência.

Abstract:

Cet article vise points d’articulation entre les deuxpenseurs, Salomon Maimon et Gilles Deleuze, afin detrouver des moyens d’expliquer comment le secondreprend les questions de la première par rapport auconditionnement transcendantale. L’objectif estd’introduire la distinction entre ces deux conceptionsdes penseurs genèse de la philosophie transcendantalede Kant. Il est considéré dans ce travail, ladélocalisation, préparé par Maimon par rapport à ladualité entre le concept et l’intuition, conduit Deleuzeà tisser sa conception de la Genèse, qui culmine dansl’affirmation suivante: la philosophie est l’acte de lacréation de concepts et personnages conceptuels d’unplan d’immanence.

ISSN: 1984-9206

Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/6085

Palavras-Chave: Filosofia, Transcendental, Diferença, Imanência

Kalagatos - Philosophical Journal

"kalagatos"

Kalagatos - Philosophical Journal - edited and maintained by the Master's Degree in Philosophy (CMAF) of the State University of Ceará (UECE), Brazil.e-ISSN: 1984-9206

A Kalagatos é uma revista científica, de conteúdo filosófico, editada e mantida pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia – CMAF – da Universidade Estadual do Ceará. O objetivo principal da Kalagatos é criar um canal de divulgação de pesquisas filosóficas de alto nível, assim como estabelecer um intercâmbio entre pesquisadores de diversas instituições do mundo.

A Kalagatos recebe artigos originais, frutos de pesquisa filosófica, resenhas de livros publicados até dois anos anteriores à data de submissão e traduções de textos, com autorização escrita do autor ou do editor responsável.

Todas as submissões são gratuítas, não gerando nenhum custo ao autor.

O público principal da Kalagatos é de pesquisadores em Filosofia Geral. A política de acesso livro, no entanto, amplia o público para estudantes de diversas áreas interessados e curiosos.

A partir de 2017, a Kalagatos passa a ser publicada quadrimestralmente, nos meses de janeiro, maio e setembro, referentes, respectivamente, aos números de janeiro-abril, maio-agosto e setembro-dezembro. Assim, a periodicidade da Kalagatos é registrada da seguinte forma: a) cada volume corresponde a um ano de periodicidade ininterrupta. Cada Número corresponde, ordinalmente, à sequência de edições publicadas naquele ano.