AS CONSEQUÊNCIAS DE SONHOS DE UM VISIONÁRIO PARA A CONCEPÇÃO KANTIANA DA METAFÍSICA: O PROBLEMA DO ESPÍRITO E SUAS IMPLICAÇÕES NO PERÍODO PRÉ-CRÍTICO

V. 10 N. 19 (2013): Inverno de 2013 • Kalagatos - Philosophical Journal

Autor: BRUNO LEONARDO CUNHA

Resumo:

Este artigo tem como objetivo destacar a importância do texto Sonhos de um Visionário explicados por Sonhos da Metafísica, publicado em 1766, para o desenvolvimento da filosofia teórica de Kant e, particularmente, para sua concepção de metafísica. Através dos insolúveis problemas da psicologia racional, abordados no pequeno tratado, Kant percebeu definitivamente as inconsistências de suas noções iniciais de tempo, substâncias ativas e espíritos e, assim, a inviabilidade do sistema de metafísica que buscou desenvolver em seus trabalhos iniciais, compreendidos entre o período de 1746 e o final de 1750. A partir deste diagnóstico, observa-se a gradativa diminuição do otimismo de 1764, em relação à reconstrução da metafísica como ciência dedutiva. Com efeito, Kant é conduzido aos primeiros insights em direção à consciência da inviabilidade efetiva do conceito tradicional de metafísica e da necessidade de uma reforma em seu significado funcional. Com este movimento, alguns passos importantes serão delineados em direção ao seu pensamento maduro.

Abstract:

The aim of this paper is to highlight the importance ofDreams of a Spirit-seer elucidated by Dreams ofMetaphysics from 1766 for the development of Kant’stheoretical philosophy and particularly to hisconception of metaphysics. Insoluble problems relatedto rational psychology, presented in Dreams, definitelyled Kant to realize the inconsistency of his earlyconcepts of time, active substances and spirits and theimpossibility of its early metaphysical system presentedbetween 1746 and the end of 1750. This prospect ledKant to leave the optimism of 1764 in relation to thereconstruction of metaphysics as deductive science andontology. Accordingly, emerge the first insights intothe effective impossibility of the traditional concept ofmetaphysics and consciousness of the need for reformin their functional significance. Some important stepsto be taken toward his mature thought from this.

ISSN: 1984-9206

Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/6053

Palavras-Chave: Metafísica. Psicologia racional. Kant. Desenvolvimento inicial.

Kalagatos - Philosophical Journal

"kalagatos"

Kalagatos - Philosophical Journal - edited and maintained by the Master's Degree in Philosophy (CMAF) of the State University of Ceará (UECE), Brazil.e-ISSN: 1984-9206

A Kalagatos é uma revista científica, de conteúdo filosófico, editada e mantida pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia – CMAF – da Universidade Estadual do Ceará. O objetivo principal da Kalagatos é criar um canal de divulgação de pesquisas filosóficas de alto nível, assim como estabelecer um intercâmbio entre pesquisadores de diversas instituições do mundo.

A Kalagatos recebe artigos originais, frutos de pesquisa filosófica, resenhas de livros publicados até dois anos anteriores à data de submissão e traduções de textos, com autorização escrita do autor ou do editor responsável.

Todas as submissões são gratuítas, não gerando nenhum custo ao autor.

O público principal da Kalagatos é de pesquisadores em Filosofia Geral. A política de acesso livro, no entanto, amplia o público para estudantes de diversas áreas interessados e curiosos.

A partir de 2017, a Kalagatos passa a ser publicada quadrimestralmente, nos meses de janeiro, maio e setembro, referentes, respectivamente, aos números de janeiro-abril, maio-agosto e setembro-dezembro. Assim, a periodicidade da Kalagatos é registrada da seguinte forma: a) cada volume corresponde a um ano de periodicidade ininterrupta. Cada Número corresponde, ordinalmente, à sequência de edições publicadas naquele ano.