ENTRE O CINEMA E O JAZZ: A PRODUÇÃO MIDIÁTICA DOS ANOS TRINTA E QUARENTA NA INTERPRETAÇÃO DE WALTER BENJAMIN E THEODOR W. ADORNO

V. 9 N. 18 (2012): Verão de 2012 • Kalagatos - Philosophical Journal

Autor: DOUGLAS GARCIA ALVES JUNIOR

Resumo:

O presente artigo expõe algumas ideias sobre a cultura de massas desenvolvidas, durante as décadas de trinta e quarenta, por dois dos principais teóricos da Escola de Frankfurt. Na primeira parte, serão abordados os principais conceitos do texto “A Obra de Arte na Era da Reprodutibilidade Técnica” de Walter Benjamin. Na segunda seção, será explorada a leitura de Adorno do ensaio a partir de uma carta sua enviada a Benjamin em 1938. Por fim, em complemento a seção anterior, serão tratados dois dos principais ensaios de Adorno sobre os meios de comunicação no período: “O Fetichismo da Música e a Regressão da Audição” e “Sobre a Música Popular”. O objetivo desse texto é mostrar as contribuições de ambos os autores para o debate acerca da produção cultural na modernidade, considerando suas afinidades e diferenças.

Abstract:

The following article exposes some of the ideas on massculture developed during the thirties and forties from twoof the most eminent Frankfurt School theorists. At the firstpart, it will be approached the central concepts from “TheWork of Art in the Age of Mechanical Reproduction” fromWalter Benjamin. At the second section, will be exploredAdorno’s reading of the essay regarding his letter toBenjamin from 1938. Lastly, completing the last section, itwill be treated two main essays on communication meansat that moment: “On the Fetish Character in Music and theRegression of Listening” and “On Popular Music”. Theobjective of this text is to show the contributions from bothauthors to the debate on cultural production in modernity,regarding their similarities and differences.

ISSN: 1984-9206

Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/6031

Palavras-Chave: Walter Benjamin. Theodor W. Adorno. Estética. Técnicasde Reprodução.

Kalagatos - Philosophical Journal

"kalagatos"

Kalagatos - Philosophical Journal - edited and maintained by the Master's Degree in Philosophy (CMAF) of the State University of Ceará (UECE), Brazil.e-ISSN: 1984-9206

A Kalagatos é uma revista científica, de conteúdo filosófico, editada e mantida pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia – CMAF – da Universidade Estadual do Ceará. O objetivo principal da Kalagatos é criar um canal de divulgação de pesquisas filosóficas de alto nível, assim como estabelecer um intercâmbio entre pesquisadores de diversas instituições do mundo.

A Kalagatos recebe artigos originais, frutos de pesquisa filosófica, resenhas de livros publicados até dois anos anteriores à data de submissão e traduções de textos, com autorização escrita do autor ou do editor responsável.

Todas as submissões são gratuítas, não gerando nenhum custo ao autor.

O público principal da Kalagatos é de pesquisadores em Filosofia Geral. A política de acesso livro, no entanto, amplia o público para estudantes de diversas áreas interessados e curiosos.

A partir de 2017, a Kalagatos passa a ser publicada quadrimestralmente, nos meses de janeiro, maio e setembro, referentes, respectivamente, aos números de janeiro-abril, maio-agosto e setembro-dezembro. Assim, a periodicidade da Kalagatos é registrada da seguinte forma: a) cada volume corresponde a um ano de periodicidade ininterrupta. Cada Número corresponde, ordinalmente, à sequência de edições publicadas naquele ano.