A PROBLEMATIZAÇÃO ÉTICO-POLÍTICA NO ÚLTIMO FOUCAULT

V. 9 N. 18 (2012): Verão de 2012 • Kalagatos - Philosophical Journal

Autor: LUIZ CELSO PINHO

Resumo:

O chamado “retorno aos gregos” dos últimos ditos e escritos de Foucault envolve um conjunto de pesquisas histórico filosóficas sobre as mais diversas doutrinas, escolas e autores que problematizam a conduta individual na antiguidade greco-romana e nos primórdios da cultura cristã. Seu intuito consiste basicamente em extrair elementos que retratem o que ele denomina de “artes de existência”, “tecnologias de si”, “práticas de si”, em suma, uma “estética da existência”. Nosso objetivo reside em assinalar que o projeto foucaultiano de pensar, cultivar e avaliar a vida a partir de uma perspectiva eminentemente artística obedece a um imperativo não apenas ético como também político.

Abstract:

The so-called “return to the Greeks” in the last sayingsand writings of Foucault involves a set of historicaland philosophical researches on the most diversedoctrines, schools and authors that question theindividual conduct in Greco-Roman antiquity and earlyChristian culture. His purpose consists basically ofextracting elements that portray what he denominatesthe “arts of existence”, “technologies of self”, “practicesof the self”, in short, an “aesthetics of existence”. Ouraim is to point out that the Foucauldian’s project ofthinking, cultivating and valuing the life from aneminently artistic perspective obeys not only an ethicalbut also a political imperative.

ISSN: 1984-9206

Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/6035

Palavras-Chave: Pensamento antigo. Vida. Estética da existência. Ética.Política.

Kalagatos - Philosophical Journal

"kalagatos"

Kalagatos - Philosophical Journal - edited and maintained by the Master's Degree in Philosophy (CMAF) of the State University of Ceará (UECE), Brazil.e-ISSN: 1984-9206

A Kalagatos é uma revista científica, de conteúdo filosófico, editada e mantida pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia – CMAF – da Universidade Estadual do Ceará. O objetivo principal da Kalagatos é criar um canal de divulgação de pesquisas filosóficas de alto nível, assim como estabelecer um intercâmbio entre pesquisadores de diversas instituições do mundo.

A Kalagatos recebe artigos originais, frutos de pesquisa filosófica, resenhas de livros publicados até dois anos anteriores à data de submissão e traduções de textos, com autorização escrita do autor ou do editor responsável.

Todas as submissões são gratuítas, não gerando nenhum custo ao autor.

O público principal da Kalagatos é de pesquisadores em Filosofia Geral. A política de acesso livro, no entanto, amplia o público para estudantes de diversas áreas interessados e curiosos.

A partir de 2017, a Kalagatos passa a ser publicada quadrimestralmente, nos meses de janeiro, maio e setembro, referentes, respectivamente, aos números de janeiro-abril, maio-agosto e setembro-dezembro. Assim, a periodicidade da Kalagatos é registrada da seguinte forma: a) cada volume corresponde a um ano de periodicidade ininterrupta. Cada Número corresponde, ordinalmente, à sequência de edições publicadas naquele ano.