HORKHEIMER E A CRÍTICA DIALÉTICA À METAFÍSICA DE BERGSON

V. 9 N. 18 (2012): Verão de 2012 • Kalagatos - Philosophical Journal

Autor: PAULO CÉSAR RODRIGUES

Resumo:

A ambição deste artigo é a de examinar alguns tópicos fundamentais das críticas feitas por Horkheimer à metafísica de Bergson. Ao explorar o diálogo que o pensador alemão manteve com o bergsonismo, esperase determinar o valor teórico das objeções historicistas feitas por Horkheimer, bem como alguns elementos da concisa réplica bergsoniana.

Abstract:

This article aims to examine a few fundamental topicsof Horkheimer’s criticism toward Bergson’smetaphysics. By exploring the dialogue held betweenthe german thinker and Bergson, the expectations areto determine the theoretical value of historicistobjections made by Horkheimer besides certainelements of Bergson concise reply.

ISSN: 1984-9206

Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/6037

Palavras-Chave: Dialética. Duração. Intuição. Metafísica. Tempo.

Kalagatos - Philosophical Journal

"kalagatos"

Kalagatos - Philosophical Journal - edited and maintained by the Master's Degree in Philosophy (CMAF) of the State University of Ceará (UECE), Brazil.e-ISSN: 1984-9206

A Kalagatos é uma revista científica, de conteúdo filosófico, editada e mantida pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia – CMAF – da Universidade Estadual do Ceará. O objetivo principal da Kalagatos é criar um canal de divulgação de pesquisas filosóficas de alto nível, assim como estabelecer um intercâmbio entre pesquisadores de diversas instituições do mundo.

A Kalagatos recebe artigos originais, frutos de pesquisa filosófica, resenhas de livros publicados até dois anos anteriores à data de submissão e traduções de textos, com autorização escrita do autor ou do editor responsável.

Todas as submissões são gratuítas, não gerando nenhum custo ao autor.

O público principal da Kalagatos é de pesquisadores em Filosofia Geral. A política de acesso livro, no entanto, amplia o público para estudantes de diversas áreas interessados e curiosos.

A partir de 2017, a Kalagatos passa a ser publicada quadrimestralmente, nos meses de janeiro, maio e setembro, referentes, respectivamente, aos números de janeiro-abril, maio-agosto e setembro-dezembro. Assim, a periodicidade da Kalagatos é registrada da seguinte forma: a) cada volume corresponde a um ano de periodicidade ininterrupta. Cada Número corresponde, ordinalmente, à sequência de edições publicadas naquele ano.