ÉTICA E FILOSOFIA EM WEIL

V. 9 N. 17 (2012): Inverno de 2012 • Kalagatos - Philosophical Journal

Autor: Marly Carvalho Soares

Resumo:

Neste universo da utilização da ética uma perguntase faz urgente: a ética é filosófica? Sabe-se que Sócrates inaugurou a tradição do pensamento sobre a conduta humana consagrada posteriormente com o nome de ética, cujo objeto é os fundamentos do saber ético. Ela é um saber de natureza filosófica. Weil na esteira do ethos grego tradicional retoma essa relação da ética e da filosofia na sua identidade e diferença. Compreende a moral como um sistema especial no sistema total que se desenvolve na sua obra Lógica da Filosofia onde esclarece que a moral não pode se separar da filosofia.

Abstract:

Nowadays with ethics being so relevant, an imperativequestion arises: Is ethics a philosophical matter? It iswell know that Scorates inaugurated the tradition ofthinking about humam behavior that was laterconsecrated by the name of ethics, which object is thevery own foundation of ethical knowledge. Aknowledge of philosophical nature. Weil, in the awakeof the greek ethos resumed to the traditional relationof ethics and philosophy in their identity and difference.Aproaching morality as a special system inside a biggersystem that he develops in his book “logic ofphilosophy” in which he states that morality can’t beseparated from philosphy.

ISSN: 1984-9206

Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/6028

Palavras-Chave: Consciência. Conduta humana. Coerência. Indivíduo.Escolha.

Kalagatos - Philosophical Journal

"kalagatos"

Kalagatos - Philosophical Journal - edited and maintained by the Master's Degree in Philosophy (CMAF) of the State University of Ceará (UECE), Brazil.e-ISSN: 1984-9206

A Kalagatos é uma revista científica, de conteúdo filosófico, editada e mantida pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia – CMAF – da Universidade Estadual do Ceará. O objetivo principal da Kalagatos é criar um canal de divulgação de pesquisas filosóficas de alto nível, assim como estabelecer um intercâmbio entre pesquisadores de diversas instituições do mundo.

A Kalagatos recebe artigos originais, frutos de pesquisa filosófica, resenhas de livros publicados até dois anos anteriores à data de submissão e traduções de textos, com autorização escrita do autor ou do editor responsável.

Todas as submissões são gratuítas, não gerando nenhum custo ao autor.

O público principal da Kalagatos é de pesquisadores em Filosofia Geral. A política de acesso livro, no entanto, amplia o público para estudantes de diversas áreas interessados e curiosos.

A partir de 2017, a Kalagatos passa a ser publicada quadrimestralmente, nos meses de janeiro, maio e setembro, referentes, respectivamente, aos números de janeiro-abril, maio-agosto e setembro-dezembro. Assim, a periodicidade da Kalagatos é registrada da seguinte forma: a) cada volume corresponde a um ano de periodicidade ininterrupta. Cada Número corresponde, ordinalmente, à sequência de edições publicadas naquele ano.