FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA LINGUAGEM NO PENSAMENTO DE K-OTTO APEL: A PRESENÇA DE WITTGENSTEIN E HEIDEGGER

V. 8 N. 15 (2011): Inverno 2011 • Kalagatos - Philosophical Journal

Autor: BARTOLOMEU LEITE DA SILVA

Resumo:

Para Apel, a linguagem é o meio adequado para se alcançar entendimento e sucesso na comunicação. A comunidade ideal de comunicação é a esfera na qual os indivíduos devem se locomover para alcançar entendimento sobre suas ações no mundo, através dos seus atos de fala. Apel fundamenta sua visão de linguagem a partir de várias contribuições filosóficas de outros autores. Neste artigo, são, particularmente, as contribuições de Heidegger e Wittgenstein que trazemos para a discussão.

Abstract:

Apel takes the language as the appropriate way toachieve understanding and success in communication.The ideal community of communication is the spherein which individuals move to achieve understandingabout their actions in the world, through their speechacts. Apel supports his view of language from variousphilosophical contributions of other authors. In thisarticle, are particularly the contributions of Heideggerand Wittgenstein that we bring to the discussion.

ISSN: 1984-9206

Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/5995

Palavras-Chave: K-Otto Apel. Heidegger. Wittgenstein. Entendimento.Linguagem.

Kalagatos - Philosophical Journal

"kalagatos"

Kalagatos - Philosophical Journal - edited and maintained by the Master's Degree in Philosophy (CMAF) of the State University of Ceará (UECE), Brazil.e-ISSN: 1984-9206

A Kalagatos é uma revista científica, de conteúdo filosófico, editada e mantida pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia – CMAF – da Universidade Estadual do Ceará. O objetivo principal da Kalagatos é criar um canal de divulgação de pesquisas filosóficas de alto nível, assim como estabelecer um intercâmbio entre pesquisadores de diversas instituições do mundo.

A Kalagatos recebe artigos originais, frutos de pesquisa filosófica, resenhas de livros publicados até dois anos anteriores à data de submissão e traduções de textos, com autorização escrita do autor ou do editor responsável.

Todas as submissões são gratuítas, não gerando nenhum custo ao autor.

O público principal da Kalagatos é de pesquisadores em Filosofia Geral. A política de acesso livro, no entanto, amplia o público para estudantes de diversas áreas interessados e curiosos.

A partir de 2017, a Kalagatos passa a ser publicada quadrimestralmente, nos meses de janeiro, maio e setembro, referentes, respectivamente, aos números de janeiro-abril, maio-agosto e setembro-dezembro. Assim, a periodicidade da Kalagatos é registrada da seguinte forma: a) cada volume corresponde a um ano de periodicidade ininterrupta. Cada Número corresponde, ordinalmente, à sequência de edições publicadas naquele ano.