MARX E A NOÇÃO DE BONAPARTISMO

V. 8 N. 15 (2011): Inverno 2011 • Kalagatos - Philosophical Journal

Autor: JADIR ANTUNES

Resumo:

Nosso artigo pretende analisar o fenômeno político chamado de bonapartismo exposto na obra O Dezoito Brumário de Luiz Bonaparte, de Karl Marx. Pretendemos analisar a relação entre o bonapartismo e as principais classes da sociedade moderna – a proletária e a capitalista – e com a massa dos camponeses. Pretendemos ainda mostrar que o surgimento da ditadura bonapartista representa historicamente a decadência da política na modernidade.

Abstract:

Our article intends to analyze the political phenomenoncalled bonapartism exposed in The Eighteenth Brumaireof Louis Bonaparte, of Karl Marx.We intend to analyzethe relationship between bonapartism and the mainsocial classes of the modern society - the working classand the capitalist class – and, again, with peasant mass.We intend also to show that the appearance ofbonapartist dictatorship represents the historicdecadence of politic in the modernity.

ISSN: 1984-9206

Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/5997

Palavras-Chave: Ditadura bonapartista. Filosofia política marxista.Teoria marxista da história.

Kalagatos - Philosophical Journal

"kalagatos"

Kalagatos - Philosophical Journal - edited and maintained by the Master's Degree in Philosophy (CMAF) of the State University of Ceará (UECE), Brazil.e-ISSN: 1984-9206

A Kalagatos é uma revista científica, de conteúdo filosófico, editada e mantida pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia – CMAF – da Universidade Estadual do Ceará. O objetivo principal da Kalagatos é criar um canal de divulgação de pesquisas filosóficas de alto nível, assim como estabelecer um intercâmbio entre pesquisadores de diversas instituições do mundo.

A Kalagatos recebe artigos originais, frutos de pesquisa filosófica, resenhas de livros publicados até dois anos anteriores à data de submissão e traduções de textos, com autorização escrita do autor ou do editor responsável.

Todas as submissões são gratuítas, não gerando nenhum custo ao autor.

O público principal da Kalagatos é de pesquisadores em Filosofia Geral. A política de acesso livro, no entanto, amplia o público para estudantes de diversas áreas interessados e curiosos.

A partir de 2017, a Kalagatos passa a ser publicada quadrimestralmente, nos meses de janeiro, maio e setembro, referentes, respectivamente, aos números de janeiro-abril, maio-agosto e setembro-dezembro. Assim, a periodicidade da Kalagatos é registrada da seguinte forma: a) cada volume corresponde a um ano de periodicidade ininterrupta. Cada Número corresponde, ordinalmente, à sequência de edições publicadas naquele ano.