SOBRE A PALAVRA CRIADORA DE DEUS E O CARÁTER INCONTÁVEL DOS NOMES PRÓPRIOS

V. 7 N. 14 (2010): Verão de 2010 • Kalagatos - Philosophical Journal

Autor: WALTER GOMIDE

Resumo:

Como a linguagem humana pode recuperar a linguagem de Deus? Para sustentar o universo, o Criador usa uma quantidade infinita de nomes próprios. De acordo com a tradição bíblica, como exemplificada por Santo Agostinho e Gershom Scholem, o universo foi criado por um ato de fala. Tal ato profere, no mínimo, um número incontável de nomes próprios – os nomes que designam os pontos de espaço. Entretanto, a linguagem humana, estritamente finita, pode ser similar à linguagem divina, uma vez que possui a dimensão simbólica – o uso do nome não como uma referência unívoca, mas como um termo equívoco.

Abstract:

How the human language would recuperate God’slanguage? To sustaining the universe, the Creator usesan infinite amount of proper names. Accordingly tothe biblical tradition, as exemplified by Saint Augustinand Gershom Scholem, the universe was created byan act of utterance. Such act utters, at least, anuncountable number of proper names – the names thatdesignate the points of space. But the human language,strictly finite, could be similar to the divine language,since it has the symbolic dimension – the use of thename not as a univocal reference, but as an equivocalterm.

ISSN: 1984-9206

Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/5982

Palavras-Chave: Linguagem. Deus. Santo Agostinho. Scholem. Contável.Símbolo.

Kalagatos - Philosophical Journal

"kalagatos"

Kalagatos - Philosophical Journal - edited and maintained by the Master's Degree in Philosophy (CMAF) of the State University of Ceará (UECE), Brazil.e-ISSN: 1984-9206

A Kalagatos é uma revista científica, de conteúdo filosófico, editada e mantida pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia – CMAF – da Universidade Estadual do Ceará. O objetivo principal da Kalagatos é criar um canal de divulgação de pesquisas filosóficas de alto nível, assim como estabelecer um intercâmbio entre pesquisadores de diversas instituições do mundo.

A Kalagatos recebe artigos originais, frutos de pesquisa filosófica, resenhas de livros publicados até dois anos anteriores à data de submissão e traduções de textos, com autorização escrita do autor ou do editor responsável.

Todas as submissões são gratuítas, não gerando nenhum custo ao autor.

O público principal da Kalagatos é de pesquisadores em Filosofia Geral. A política de acesso livro, no entanto, amplia o público para estudantes de diversas áreas interessados e curiosos.

A partir de 2017, a Kalagatos passa a ser publicada quadrimestralmente, nos meses de janeiro, maio e setembro, referentes, respectivamente, aos números de janeiro-abril, maio-agosto e setembro-dezembro. Assim, a periodicidade da Kalagatos é registrada da seguinte forma: a) cada volume corresponde a um ano de periodicidade ininterrupta. Cada Número corresponde, ordinalmente, à sequência de edições publicadas naquele ano.