O DIREITO DE TER PARA SER LIVRE

V. 7 N. 13 (2010): Inverno de 2010 • Kalagatos - Philosophical Journal

Autor: Marly Carvalho Soares

Resumo:

O presente texto é uma exposição do Direito Abstrato da Filosofia do Direito de Hegel. O seu objetivo é ressaltar o sentido do ter, conteúdo do Direito Abstrato como pressuposto para a moralidade, isto é, para o ser livre. A argumentação consiste em lembrar que a liberdade não se restringe a discursos e interesses individuais, mas em criar as condições necessárias para que uma vida seja livre. De modo que o processo dialético dos momentos da concretização da liberdade seja de fato um modo de relação social onde o fundamento do direito seja a personalidade em geral na sua relação com as coisas, que constitui a esfera da legalidade, mas também que esta esfera na sua concretude seja um pressuposto para a moralidade.

Abstract:

This text is an exposition of the Abstract Right of the HEGEL’SLEGALPHILOSOPHY. It aims highlight the meaning “have”, contentof the Abstract Right as necessary for the morality, that is, tobe free. The argument consists of remembering that freedomis not restricted to the individual speeche and interests, butalso creating the necessary conditions so for a life that isfree. In a way that the dialet ic process of freedom’s momentsof concret ion becames in fact a way of social rel ation wherethe base of the right is the general personality in its rel ationwith the things that the sphere of the legality constitutes,but also that this sphere in its concret ude be a necessary onefor the morality.

ISSN: 1984-9206

Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/5961

Palavras-Chave: Direito. Liberdade. Legalidade. Personalidade. Propriedade.

Kalagatos - Philosophical Journal

"kalagatos"

Kalagatos - Philosophical Journal - edited and maintained by the Master's Degree in Philosophy (CMAF) of the State University of Ceará (UECE), Brazil.e-ISSN: 1984-9206

A Kalagatos é uma revista científica, de conteúdo filosófico, editada e mantida pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia – CMAF – da Universidade Estadual do Ceará. O objetivo principal da Kalagatos é criar um canal de divulgação de pesquisas filosóficas de alto nível, assim como estabelecer um intercâmbio entre pesquisadores de diversas instituições do mundo.

A Kalagatos recebe artigos originais, frutos de pesquisa filosófica, resenhas de livros publicados até dois anos anteriores à data de submissão e traduções de textos, com autorização escrita do autor ou do editor responsável.

Todas as submissões são gratuítas, não gerando nenhum custo ao autor.

O público principal da Kalagatos é de pesquisadores em Filosofia Geral. A política de acesso livro, no entanto, amplia o público para estudantes de diversas áreas interessados e curiosos.

A partir de 2017, a Kalagatos passa a ser publicada quadrimestralmente, nos meses de janeiro, maio e setembro, referentes, respectivamente, aos números de janeiro-abril, maio-agosto e setembro-dezembro. Assim, a periodicidade da Kalagatos é registrada da seguinte forma: a) cada volume corresponde a um ano de periodicidade ininterrupta. Cada Número corresponde, ordinalmente, à sequência de edições publicadas naquele ano.