A VERDADE COMO UM EXPERIMENTO EM PARA ALÉM DE BEM E MAL

V. 6 N. 12 (2009): Verão de 2009 • Kalagatos - Philosophical Journal

Autor: BRUNO MARTINS MACHADO

Resumo:

O presente artigo tem como propósito mostrar que em Para Além de Bem e Mal o projeto nietzscheano de crítica do conhecimento só pode ser realizado após uma reformulação completa da noção de verdade. Nesse sentido, a partir da apresentação do primeiro aforismo de BM, indicaremos que, para estruturar seu pensamento perspectivista, Nietzsche necessitou: (i) Implodir a noção de verdade que desde a Antiguidade amparava as produções filosóficas. (ii) Expor, em seguida, sua maneira própria de entender a verdade como um produto de vontades.

Abstract:

The present paper intends to show that in Beyond Good andEvil the Nietzsche’s project of critical of knowledge can becarried only through a complete reformulation of the truthnotion. In such case, from the presentation of the firstaphorism of BM, we will indicate that to structure hisperspectivism thought, Nietzsche needed: (i) First, to pulldown the truth notion that since the Antiquity supportedthe philosophical productions. (ii) After that, to display, itsown way to understand the truth as a product of the wills.

ISSN: 1984-9206

Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/5951

Palavras-Chave: Nietzsche. Verdade. Vontade. Conhecimento. Perspectivismo.

Kalagatos - Philosophical Journal

"kalagatos"

Kalagatos - Philosophical Journal - edited and maintained by the Master's Degree in Philosophy (CMAF) of the State University of Ceará (UECE), Brazil.e-ISSN: 1984-9206

A Kalagatos é uma revista científica, de conteúdo filosófico, editada e mantida pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia – CMAF – da Universidade Estadual do Ceará. O objetivo principal da Kalagatos é criar um canal de divulgação de pesquisas filosóficas de alto nível, assim como estabelecer um intercâmbio entre pesquisadores de diversas instituições do mundo.

A Kalagatos recebe artigos originais, frutos de pesquisa filosófica, resenhas de livros publicados até dois anos anteriores à data de submissão e traduções de textos, com autorização escrita do autor ou do editor responsável.

Todas as submissões são gratuítas, não gerando nenhum custo ao autor.

O público principal da Kalagatos é de pesquisadores em Filosofia Geral. A política de acesso livro, no entanto, amplia o público para estudantes de diversas áreas interessados e curiosos.

A partir de 2017, a Kalagatos passa a ser publicada quadrimestralmente, nos meses de janeiro, maio e setembro, referentes, respectivamente, aos números de janeiro-abril, maio-agosto e setembro-dezembro. Assim, a periodicidade da Kalagatos é registrada da seguinte forma: a) cada volume corresponde a um ano de periodicidade ininterrupta. Cada Número corresponde, ordinalmente, à sequência de edições publicadas naquele ano.