?DISSOLUÇÃO DA ?MITOLOGIA? NO ESPAÇO DA HISTÓRIA?: NOTAS SOBRE O SURREALISMO, O SONHO E O DESPERTAR EM WALTER BENJAMIN

V. 6 N. 11 (2009): Inverno de 2009 • Kalagatos - Philosophical Journal

Autor: João Emiliano Fortaleza de Aquino

Resumo:

O presente artigo apresenta os conceitos de sonho, imagem onírica e despertar tal como estes se encontram nas notas que Walter Benjamin redige entre 1927-1929/30 em suas pesquisas sobre as passagens parisienses do século 19. Tratase aqui de demonstrar a relação dupla deste pensador com o surrealismo, uma relação que é de reivindicação e de crítica. E também de indicar como essa relação dupla tem como ponto de partida uma reflexão materialista sobre a história, nos termos da concepção do passado e de sua recepção pelo presente.

Abstract:

The present article presents the conceptions of dream, dream-image and awakening just as they are found in the notes thatWalter Benjamin writes between 1927-1929/30 in hisresearches on the Parisian Arcades of the 19th century. Theintention here is to demonstrate this thinker’s dual relationwith surrealism, a relation that is of vindication and ofcriticism. It is also of indicating how this dual relation has asstarting point a materialistic reflection on history, in terms ofthe conception of the past and of its reception by the present.

ISSN: 1984-9206

Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/5935

Palavras-Chave: Sonho. Imagem onírica. Despertar. História. Presente.

Kalagatos - Philosophical Journal

"kalagatos"

Kalagatos - Philosophical Journal - edited and maintained by the Master's Degree in Philosophy (CMAF) of the State University of Ceará (UECE), Brazil.e-ISSN: 1984-9206

A Kalagatos é uma revista científica, de conteúdo filosófico, editada e mantida pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia – CMAF – da Universidade Estadual do Ceará. O objetivo principal da Kalagatos é criar um canal de divulgação de pesquisas filosóficas de alto nível, assim como estabelecer um intercâmbio entre pesquisadores de diversas instituições do mundo.

A Kalagatos recebe artigos originais, frutos de pesquisa filosófica, resenhas de livros publicados até dois anos anteriores à data de submissão e traduções de textos, com autorização escrita do autor ou do editor responsável.

Todas as submissões são gratuítas, não gerando nenhum custo ao autor.

O público principal da Kalagatos é de pesquisadores em Filosofia Geral. A política de acesso livro, no entanto, amplia o público para estudantes de diversas áreas interessados e curiosos.

A partir de 2017, a Kalagatos passa a ser publicada quadrimestralmente, nos meses de janeiro, maio e setembro, referentes, respectivamente, aos números de janeiro-abril, maio-agosto e setembro-dezembro. Assim, a periodicidade da Kalagatos é registrada da seguinte forma: a) cada volume corresponde a um ano de periodicidade ininterrupta. Cada Número corresponde, ordinalmente, à sequência de edições publicadas naquele ano.