PODE-SE EXPLICAR A CONSCIÊNCIA ATRAVÉS DE PROCESSOS CEREBRAIS? OS ARGUMENTOS DE JOHN SEARLE CONTRA A CONCEPÇÃO DE THOMAS NAGEL

V. 6 N. 11 (2009): Inverno de 2009 • Kalagatos - Philosophical Journal

Autor: TÁRIK DE ATHAYDE PRATA

Resumo:

O artigo analisa os argumentos de Searle contra a tese da lacuna explanatória, tal como ele a vê na teoria de Thomas Nagel. Seus argumentos (cf. seções III e IV) – baseados num exame do conceito de necessidade – exibem diversas fragilidades, de modo que ele fracassa em refutar a referida tese.

Abstract:

The article analizes Searle’s arguments against theexplanatory gap thesis, so as he sees this thesis in the theoryof Thomas Nagel. His arguments (see sections III and IV) –based on an investigation of the concept of necessity – havemany fragilities, so that he fails to refuse the mentionedthesis.

ISSN: 1984-9206

Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/5934

Palavras-Chave: Consciência. Problema mente-corpo. Lacuna explanatória.John Searle. Thomas Nagel

Kalagatos - Philosophical Journal

"kalagatos"

Kalagatos - Philosophical Journal - edited and maintained by the Master's Degree in Philosophy (CMAF) of the State University of Ceará (UECE), Brazil.e-ISSN: 1984-9206

A Kalagatos é uma revista científica, de conteúdo filosófico, editada e mantida pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia – CMAF – da Universidade Estadual do Ceará. O objetivo principal da Kalagatos é criar um canal de divulgação de pesquisas filosóficas de alto nível, assim como estabelecer um intercâmbio entre pesquisadores de diversas instituições do mundo.

A Kalagatos recebe artigos originais, frutos de pesquisa filosófica, resenhas de livros publicados até dois anos anteriores à data de submissão e traduções de textos, com autorização escrita do autor ou do editor responsável.

Todas as submissões são gratuítas, não gerando nenhum custo ao autor.

O público principal da Kalagatos é de pesquisadores em Filosofia Geral. A política de acesso livro, no entanto, amplia o público para estudantes de diversas áreas interessados e curiosos.

A partir de 2017, a Kalagatos passa a ser publicada quadrimestralmente, nos meses de janeiro, maio e setembro, referentes, respectivamente, aos números de janeiro-abril, maio-agosto e setembro-dezembro. Assim, a periodicidade da Kalagatos é registrada da seguinte forma: a) cada volume corresponde a um ano de periodicidade ininterrupta. Cada Número corresponde, ordinalmente, à sequência de edições publicadas naquele ano.