NEWTON E A TEOLOGIA NATURAL

V. 6 N. 11 (2009): Inverno de 2009 • Kalagatos - Philosophical Journal

Autor: WILLIAM DE SIQUEIRA PIAUÍ

Resumo:

O objetivo de nosso trabalho é reler parte dos Principia e da Ótica de Isaac Newton (1642-1727) reexaminando a tese defendida por Richard S. Westfall no artigo Newton e o Cristianismo (NEWTON: 2002, pp. 432-448), e tentando mostrar que essa tese só se confirma se separarmos o texto de Newton dos que o influenciaram diretamente, como é o caso dos textos de santo Agostinho (354-430) e do texto do Gênesis.

Abstract:

The objective of our work is to reread part of Mathematicalprinciples of natural philosophy and of Optics of Isaac Newton(1642-1727) reexamining the thesis defended for Richard S.Westfall in the article Newton e o Cristianismo (NEWTON:2002, pp. 432-448), and trying to show that this thesis onlyconfirms itself if we separate the text of Newton from thosewhich had influenced him directly, as is the case of the textsof saint Augustin (354-430) and of the text of the Genesis.

ISSN: 1984-9206

Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/5936

Palavras-Chave: Teologia. Filosofia Natural. Tempo. Espaço. Criação. DeusCristão.

Kalagatos - Philosophical Journal

"kalagatos"

Kalagatos - Philosophical Journal - edited and maintained by the Master's Degree in Philosophy (CMAF) of the State University of Ceará (UECE), Brazil.e-ISSN: 1984-9206

A Kalagatos é uma revista científica, de conteúdo filosófico, editada e mantida pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia – CMAF – da Universidade Estadual do Ceará. O objetivo principal da Kalagatos é criar um canal de divulgação de pesquisas filosóficas de alto nível, assim como estabelecer um intercâmbio entre pesquisadores de diversas instituições do mundo.

A Kalagatos recebe artigos originais, frutos de pesquisa filosófica, resenhas de livros publicados até dois anos anteriores à data de submissão e traduções de textos, com autorização escrita do autor ou do editor responsável.

Todas as submissões são gratuítas, não gerando nenhum custo ao autor.

O público principal da Kalagatos é de pesquisadores em Filosofia Geral. A política de acesso livro, no entanto, amplia o público para estudantes de diversas áreas interessados e curiosos.

A partir de 2017, a Kalagatos passa a ser publicada quadrimestralmente, nos meses de janeiro, maio e setembro, referentes, respectivamente, aos números de janeiro-abril, maio-agosto e setembro-dezembro. Assim, a periodicidade da Kalagatos é registrada da seguinte forma: a) cada volume corresponde a um ano de periodicidade ininterrupta. Cada Número corresponde, ordinalmente, à sequência de edições publicadas naquele ano.