É PRECISO DUVIDAR DE TUDO: KIERKEGAARD E A DÚVIDA METÓDICA

V. 5 N. 10 (2008): Verão de 2008 • Kalagatos - Philosophical Journal

Autor: MARCIO GIMENES DE PAULA

Resumo:

O objetivo deste artigo é analisar a crítica de Kierkegaard à dúvida enquanto princípio da filosofia moderna. No seu entender, a dúvida da filosofia moderna é abstrata e não parte da consciência do indivíduo, tal como deveria ocorrer. Esta pesquisa é feita especialmente a partir da análise da obra Johannes Climacus ou é preciso duvidar de tudo.

Abstract:

The purpose of this article is to analyses the Kierkegaard ?scriticism about the doubt like principle of modern philosophy.Second the philosopher, this kind of doubt is abstract andit ?s not from to the individual conscience like should behappen. This research analyses specially the Kierkegaard ?swork Johannes Climacus ou De Omnibus Dubitandum Est.

ISSN: 1984-9206

Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/5911

Palavras-Chave: Filosofia moderna. Ética. Filosofia antiga. Filosofia da religião.Cristianismo. Ceticismo.

Kalagatos - Philosophical Journal

"kalagatos"

Kalagatos - Philosophical Journal - edited and maintained by the Master's Degree in Philosophy (CMAF) of the State University of Ceará (UECE), Brazil.e-ISSN: 1984-9206

A Kalagatos é uma revista científica, de conteúdo filosófico, editada e mantida pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia – CMAF – da Universidade Estadual do Ceará. O objetivo principal da Kalagatos é criar um canal de divulgação de pesquisas filosóficas de alto nível, assim como estabelecer um intercâmbio entre pesquisadores de diversas instituições do mundo.

A Kalagatos recebe artigos originais, frutos de pesquisa filosófica, resenhas de livros publicados até dois anos anteriores à data de submissão e traduções de textos, com autorização escrita do autor ou do editor responsável.

Todas as submissões são gratuítas, não gerando nenhum custo ao autor.

O público principal da Kalagatos é de pesquisadores em Filosofia Geral. A política de acesso livro, no entanto, amplia o público para estudantes de diversas áreas interessados e curiosos.

A partir de 2017, a Kalagatos passa a ser publicada quadrimestralmente, nos meses de janeiro, maio e setembro, referentes, respectivamente, aos números de janeiro-abril, maio-agosto e setembro-dezembro. Assim, a periodicidade da Kalagatos é registrada da seguinte forma: a) cada volume corresponde a um ano de periodicidade ininterrupta. Cada Número corresponde, ordinalmente, à sequência de edições publicadas naquele ano.