DIALÉTICA DE MARCUSE, O TODO É A VERDADE E O TODO É FALSO

V. 4 N. 8 (2007): Verão de 2007 • Kalagatos - Philosophical Journal

Autor: Alberto Dias Gadanha

Resumo:

Este artigo é uma análise do prefácio intitulado A note on dialetic escrito por Herbert Marcuse em Março de 1960, por ocasião da segunda edição de seu livro Razão e revolução - Hegel e o advento da teoria social, editado anteriormente em 1941. Após dezenove anos Marcuse trata o modo dialético de pensamento como estranho ao universo estabilizado de discurso e ação. Pensamento filosófico é essencialmente a negação daquilo que é imediatamente anterior a nós. A sentença final do texto: “O todo é a verdade e o todo é falso”, além de ser a expressão amadurecida de uma posição filosófica dialética, se transformou na ratificação epistêmica do significado estratégico do livro Razão e Revolução numa obra voltada para uma efetiva alteração institucional. Esta análise é focada em quatro qualidades do pensamento dialético: totalidade, negatividade, historicidade e subjetividade. Essas qualidades, estruturadas pela linguagem lógica dialética nos permitiram entender os múltiplos aspectos da racionalidade dialética, como racionalidade teórica e histórica, útil como ferramenta de entendimento da filosofia como instrumento de mudança do universo estabilizado de ação e discurso.

Abstract:

This article is an analysis of the preface A Note on Dialectic written by Herbert Marcuseon March 1960, occasion of the second edition of his book Reason and Revolution -Hegel and the rise of Social Theory; first edited in 1941. After nineteen years Marcusehighlights the dialectical mode of thought as alien to the whole established universeof discourse and action. Philosophical thought is essentially the negation of that whichis immediately before us. Spite of being expression of a matured philosophical method,the conclusion of Marcuse: “The whole is the truth, and the whole is false.” also makesReason and Revolution, the expression of a strategic position in the whole of his work.This analysis is focused on four qualities of the dialectic thought: totality, negativity,historicity and subjectivity. These qualities structured by the dialectic logic language,allowed us to understand multiple aspects of dialectical rationality, as theoretical andhistoric rationality, useful to understand philosophy as instrument to change theestablished universe of discourse and action.

ISSN: 1984-9206

Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/5859

Palavras-Chave: Dialética. Alteração institucional. Totalidade. Negatividade. Racionalidade.Subjetividade. Historicidade.

Kalagatos - Philosophical Journal

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