A ÉTICA DE ABELARDO FRENTE À DE ARISTÓTELES E A CONCEPÇÃO CRISTÃ DE VÍCIO E PECADO

V. 4 N. 8 (2007): Verão de 2007 • Kalagatos - Philosophical Journal

Autor: TIAGO TONDINELL

Resumo:

Aristóteles foi um dos suportes fundamentais para o pensamento medieval e, em especial, para os pensadores do século XII. Apesar de Pedro Abelardo não ter lido a Ética a Nicômaco, este pensador tinha o conhecimento da obra lógica do Mestre e da moral a partir de Boécio e do pensamento romano. Este texto fala exatamente sobre a influência de Aristóteles na ética de Abelardo e, em especial, na sua noção de intenção e de consentimento.

Abstract:

Aristotle was one of the principal thinkers in Medievaltimes and mainly according to many thinkers of the twelfthCentury. Despite Peter Abelard not having Ethic toNichomacus, he had the knowledge of the books on logic ofAristotles and the moral thinking based on Boetius and theroman ideas. This text is about the influence of Aristotle inthe Ethics of Abelard and, specially, in his notion of intentionand consent.

ISSN: 1984-9206

Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/5861

Palavras-Chave: Ética. Abelardo. Aristóteles. Consentimento. Intenção.

Kalagatos - Philosophical Journal

"kalagatos"

Kalagatos - Philosophical Journal - edited and maintained by the Master's Degree in Philosophy (CMAF) of the State University of Ceará (UECE), Brazil.e-ISSN: 1984-9206

A Kalagatos é uma revista científica, de conteúdo filosófico, editada e mantida pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia – CMAF – da Universidade Estadual do Ceará. O objetivo principal da Kalagatos é criar um canal de divulgação de pesquisas filosóficas de alto nível, assim como estabelecer um intercâmbio entre pesquisadores de diversas instituições do mundo.

A Kalagatos recebe artigos originais, frutos de pesquisa filosófica, resenhas de livros publicados até dois anos anteriores à data de submissão e traduções de textos, com autorização escrita do autor ou do editor responsável.

Todas as submissões são gratuítas, não gerando nenhum custo ao autor.

O público principal da Kalagatos é de pesquisadores em Filosofia Geral. A política de acesso livro, no entanto, amplia o público para estudantes de diversas áreas interessados e curiosos.

A partir de 2017, a Kalagatos passa a ser publicada quadrimestralmente, nos meses de janeiro, maio e setembro, referentes, respectivamente, aos números de janeiro-abril, maio-agosto e setembro-dezembro. Assim, a periodicidade da Kalagatos é registrada da seguinte forma: a) cada volume corresponde a um ano de periodicidade ininterrupta. Cada Número corresponde, ordinalmente, à sequência de edições publicadas naquele ano.