INDIVIDUAÇÃO E HUMANISMO TÉCNICO EM SIMONDON

V. 4 N. 7 (2007): Inverno de 2007 • Kalagatos - Philosophical Journal

Autor: SÁVIO LATERCE

Resumo:

Nossa idéia é apresentar inicialmente a idéia de indivíduo e individuação em Simondon para em seguida, a partir da idéia de individuação técnica, avaliar como é possível perceber em Simondon um humanismo que não se viu teorizado até hoje por quaisquer das múltiplas vertentes humanistas da história da filosofia. É de um humanismo sem centralidade humana (pois fala-se de um homem em simbiose com a máquina), mas que pode ser fortemente emancipador para a humanidade, que será nomeado aqui de humanismo técnico.

Abstract:

Our plan for this article is, in the beginning, to present thenotions of individual and individuation in Simondon ?sphilosophy. Then, we will try, from the concept of technicalindividuation, to expose how we see a unique humanism inhis work, completelly different from any other theory ofhumanism in the history of philosophy. This singular viewwill be called here technical humanism.

ISSN: 1984-9206

Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/5808

Palavras-Chave: Indivíduo. Individuação. Simondon. Humanismo. FilosofiaTécnica.

Kalagatos - Philosophical Journal

"kalagatos"

Kalagatos - Philosophical Journal - edited and maintained by the Master's Degree in Philosophy (CMAF) of the State University of Ceará (UECE), Brazil.e-ISSN: 1984-9206

A Kalagatos é uma revista científica, de conteúdo filosófico, editada e mantida pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia – CMAF – da Universidade Estadual do Ceará. O objetivo principal da Kalagatos é criar um canal de divulgação de pesquisas filosóficas de alto nível, assim como estabelecer um intercâmbio entre pesquisadores de diversas instituições do mundo.

A Kalagatos recebe artigos originais, frutos de pesquisa filosófica, resenhas de livros publicados até dois anos anteriores à data de submissão e traduções de textos, com autorização escrita do autor ou do editor responsável.

Todas as submissões são gratuítas, não gerando nenhum custo ao autor.

O público principal da Kalagatos é de pesquisadores em Filosofia Geral. A política de acesso livro, no entanto, amplia o público para estudantes de diversas áreas interessados e curiosos.

A partir de 2017, a Kalagatos passa a ser publicada quadrimestralmente, nos meses de janeiro, maio e setembro, referentes, respectivamente, aos números de janeiro-abril, maio-agosto e setembro-dezembro. Assim, a periodicidade da Kalagatos é registrada da seguinte forma: a) cada volume corresponde a um ano de periodicidade ininterrupta. Cada Número corresponde, ordinalmente, à sequência de edições publicadas naquele ano.