A LUTA ENTRE OS SEXOS COMO TENSÃO PROPULSORA DO DEVIR DA CULTURA EXEMPLAR PARA TODA CULTURA, SEGUNDO O JOVEM NIETZSCHE: A CULTURA HELÊNICA ? ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE O NASCIMENTO DA TRAGÉDIA

V. 3 N. 6 (2006): Verão de 2006 • Kalagatos - Philosophical Journal

Autor: Marcos Sinésio Pereira Fernandes

Resumo:

Este artigo tem o objetivo de contextualizar algumas traduções de Fragmentos póstumos de Nietzsche cotejados com um trecho de Das Mutterrecht de Johann-Jakob Bachofen, com o intuito de apoiar a concepção de Nietzsche de luta entre os sexos como um dos componentes fundamentais para a o seu pensamento em torno de O nascimento da tragédia.

Abstract:

This article has the objective of contextualizing sometranslations of Nietzsche’s Posthumous fragments compared witha passage of Johann-Jakob Bachofen’s Das Mutterrecht, withthe intention of supporting Nietzsche’s conception of fightbetween the sexes as one of the basic components for histhought around The birth of the tragedy.

ISSN: 1984-9206

Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/5756

Palavras-Chave: Individuação. Masculino. Feminino.Apolíneo. Dionisíaco.

Kalagatos - Philosophical Journal

"kalagatos"

Kalagatos - Philosophical Journal - edited and maintained by the Master's Degree in Philosophy (CMAF) of the State University of Ceará (UECE), Brazil.e-ISSN: 1984-9206

A Kalagatos é uma revista científica, de conteúdo filosófico, editada e mantida pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia – CMAF – da Universidade Estadual do Ceará. O objetivo principal da Kalagatos é criar um canal de divulgação de pesquisas filosóficas de alto nível, assim como estabelecer um intercâmbio entre pesquisadores de diversas instituições do mundo.

A Kalagatos recebe artigos originais, frutos de pesquisa filosófica, resenhas de livros publicados até dois anos anteriores à data de submissão e traduções de textos, com autorização escrita do autor ou do editor responsável.

Todas as submissões são gratuítas, não gerando nenhum custo ao autor.

O público principal da Kalagatos é de pesquisadores em Filosofia Geral. A política de acesso livro, no entanto, amplia o público para estudantes de diversas áreas interessados e curiosos.

A partir de 2017, a Kalagatos passa a ser publicada quadrimestralmente, nos meses de janeiro, maio e setembro, referentes, respectivamente, aos números de janeiro-abril, maio-agosto e setembro-dezembro. Assim, a periodicidade da Kalagatos é registrada da seguinte forma: a) cada volume corresponde a um ano de periodicidade ininterrupta. Cada Número corresponde, ordinalmente, à sequência de edições publicadas naquele ano.